A cor Tiffany é a mais popular entre os tons de azul e turquesa. É brilhante e ao mesmo tempo suave, capaz de alterar significativamente o interior da sala. Traços celestiais ajudarão você a esquecer a monotonia da vida cotidiana, animá-lo pela manhã e carregá-lo com energia e bom humor durante todo o dia.
Vamos contar e mostrar como combinar tiffany com outras cores e quais regras devem ser seguidas para criar um interior harmonioso nos projetos de design de casas.
Como surgiu a cor tiffany?
A palavra “tiffany” hoje está associada ao luxo, riqueza e esplendor. Tais pensamentos surgem graças não apenas à empresa de mesmo nome, mas também ao popular filme com Audrey Hepburn “Breakfast at Tiffany’s”.
A mundialmente famosa empresa de joias Tiffany & Co foi fundada em 1837. A empresa também é famosa pela cor que se tornou seu símbolo e é protegida por direitos autorais: azul brilhante com tonalidade turquesa.
Faz com que todos se apaixonem por si mesma, impressiona com sua profundidade e riqueza.
É uma mistura de verde brilhante com um toque de azul. Essa cor foi usada pela primeira vez na capa do Blue Book, a coleção anual de joias artesanais requintadas da Tiffany, publicada pela primeira vez em 1845.
Tornou-se a cor oficial da empresa para caixas e bolsas, e o Tiffany Blue foi registrado em 1998.
A cor tem um número patenteado – PMS 1837, o ano em que a Tiffany foi fundada. Esta cor é agora um ícone moderno e representa elegância e luxo.
Esta cor não foi escolhida por acaso. Na indústria de joias do século retrasado, o turquesa era um dos tons mais populares não apenas entre artesãos, mas também entre pessoas nobres.
Havia uma tradição segundo a qual, nos tempos vitorianos, a noiva dava aos convidados broches em forma de pomba, feitos de turquesa.
Muitas vezes, os designers escolhem o tom moderno de tiffany para decoração de interiores. No entanto, muitas pessoas não sabem ao certo qual é a cor e a confundem com turquesa, água-marinha, azul, menta, etc. Bem, o que é o azul Tiffany então?
O que é o azul Tiffany?
A cor azul Tiffany está associada ao bem-estar e frescor sem fim. Também evoca sentimentos de confiança e paz.
Este tom suave e ao mesmo tempo bastante ativo tornou-se uma tendência nos últimos anos. Combina bem com tons como areia, creme, branco, que costumam ser usados como fundo.
Segundo os psicólogos, a cor azul da Tiffany alivia a fadiga ocular, revigora e promove o trabalho mental produtivo.
A cor Tiffany também está associada à elegância e sofisticação. No interior, o tom delicado contrasta lindamente com a madeira escura, enfatizando sutilmente sua estrutura nobre. Complementa perfeitamente os tons calmos.
O uso da cor Tiffany no interior tem características e especificidades próprias.
- Veja também: Papel de parede na sala: dicas para escolher e 8 padrões da moda
Como e com que uma combinação harmoniosa de cores é obtida
A cor tiffany é adequada para o design de interiores dos amantes dos clássicos modernos. Neste estilo, você pode e deve usar contrastes brilhantes que não são aceitáveis no interior clássico usual. Tiffany é uma exceção agradável.
Os primeiros interiores usando turquesa brilhante apareceram no início do século 20. As características do estilo tiffany:
- Combinação de elegância e simplicidade;
- Espaço aberto, falta de divisórias e portas;
- Moderação de elementos decorativos;
- Uma combinação de cores pastel com cores brilhantes.
Quais tons podem ser combinados com a cor tiffany?
1. Cor branca
Tiffany e branco fazem uma combinação clássica que parece uma linda caixa de joias com uma fita branca. Essa combinação parece espetacular e é simplesmente impossível estragá-la.
Recomendamos usar o branco como plano de fundo, pois isso tornará o azul rico com um tom turquesa ainda mais expressivo, e o branco parecerá cristalino.
Use tiffany para definir acentos, por exemplo, compre almofadas decorativas com capas azuis, móveis ou pinturas.
Nos quartos com janelas viradas a sul, esta combinação irá refrescar o ambiente. Mas em salas onde o sol quase não aparece, o esquema de cores criará uma sensação desagradável de falta de vida.
2. Cor laranja
Apesar de seu brilho, a tiffany fica ótima com outras cores quentes e ricas. O esquema de cores é perfeito para decorar a sala de estar. O principal é não exagerar.
Não há necessidade de atacar avidamente a decoração e os móveis laranja. Que tudo seja com moderação.
Concentre-se na cor azul e, com a ajuda de um tom contrastante, coloque acessórios: flores, almofadas. Para ser mais original, adquira uma peça que combine laranja e tiffany. As cortinas são perfeitas para este papel.
3. Cor vermelha
Uma combinação divertida e excêntrica que atrairá indivíduos criativos e todas as pessoas que apreciam uma abordagem não padronizada ao design de interiores.
O vermelho deve ser cuidadosamente inserido no design, e ainda mais nesse esquema de cores.
Aconselhamos que você use este tom rico acentuado, sua participação em todo o interior não deve exceder 25 por cento. Se você adicionar decoração, provavelmente seus olhos não suportarão os tons chamativos.
4. Cor verde
Verde e tiffany são quase primos no mundo das cores. É por isso que esse conjunto proporciona um interior equilibrado e agradável aos olhos. No entanto, novamente, depende muito da tonalidade escolhida e da quantidade de decoração da sala.
5. Cor marrom
Esquema de cores muito bonito. Marrom é melhor usado em pisos, e tiffany é melhor usado em paredes. Vai ser uma transição interessante.
Para tornar a composição mais harmoniosa, pendure um quadro contendo cores marrons.
6. Cor cinza
Também uma combinação bastante comum. Como ambas as cores têm um tom frio, elas devem ser usadas apenas em ambientes bem iluminados.
Se não houver luz natural suficiente, use algumas luminárias, que não apenas tornarão a sala mais brilhante, mas também enfatizarão texturas interessantes no interior.
- Veja mais: Quarto no estilo londrino: características da elegância britânica