Montar uma sala de jantar: A sala de jantar é um dos cômodos onde os moradores da casa se reúnem, em um momento de compartilhar e estreitar laços. Com o tempo, a sala de jantar foi perdendo sua função, e as pessoas foram deixando de usar esse cômodo por conta do estilo de vida corrido.
Sendo um cômodo muito importante de uma casa, a sala de jantar não deve ser negligenciada, já que é um espaço que planejado corretamente, pode ser uma boa adição ao imóvel. Veja como montar uma sala de jantar.
Antes de tudo, escolha qual será a função da sala
Uma das dicas mais importantes antes de iniciar um projeto de decoração em um ambiente é definir qual será o seu uso.
Como é uma sala de jantar, fica explicito que a principal função é para o momento da janta, porém, essa sala pode ser usada para outras funções como refeições casuais.
Logo após decidir qual será a função do local, é importante reunir informações como para quantas pessoas é a sala de jantar, se vai seguir um estilo mais sofisticado ou para momentos casuais.
Essas definições ajudam a iniciar a criação de como será esse ambiente.
Tenha todas as medidas em mãos
Não existe iniciar um projeto sem todas as medidas do ambiente em mãos. Esse é um dos pontos mais necessários e que definirá o sucesso do projeto. Com as medidas, fica seguro as escolhas dos móveis para se ter uma visão se o espaço está sendo preenchido respeitando a circulação.
Todo o ambiente deve ser medido, com informações sobre comprimento e altura. Isso evita problemas como móveis grandes demais para o ambiente, comprometendo o espaço da sala de jantar.
Escolher um estilo para a sala de jantar
Para saber quais próximos passos a seguir para montar uma sala de jantar, primeiro é necessário escolher um estilo como base para o ambiente. A sala de jantar pode seguir diferentes estilos, que deve ser escolhido de acordo com o gosto dos moradores.
- Minimalismo: esse é um estilo que tem como conceito o ‘menos é mais’. É um estilo limpo e moderno e com formas simples. Na sala de jantar minimalista, tudo o que é usado no ambiente deve ter um propósito, não existe o acúmulo de objetos e móveis. Os principais elementos da decoração minimalista são: iluminação natural, cores neutras, mobílias com linhas retas e a presença de poucos objetos.
- Industrial: uma decoração que fez sucesso nas décadas de 50 a 70, trazendo um visual urbano, inacabado e bruto. O etilo traz um visual com pouco revestimento, com as instalações elétricas aparente e com a parede em concreto, madeira ou cimento queimado. Elementos muito presentes nessa decoração são: cores sóbrias, matérias em aço e madeira maciça.
- Vintage: seguindo um conceito nostálgico e romântico, o estilo vintage traz referências das décadas de 20 e 80, com móveis e a mobília seguindo o visual dessas décadas passadas. O que muito ocorre para quem opta por esse estilo é recuperar móveis antigos da família para incluir na decoração. As cores usadas nesse estilo segue a paleta de cores neutras dando um ar romântico no ambiente.
- Escandinavo: nessa decoração o grande protagonista é a cor branca. É um estilo que surgiu no século XX, principalmente em países nórdicos da Europa. Esse visual traz um aconchego e elegância para o espaço, com bastante uso da cor branca e iluminação natural. Na decoração também pode ser usada fibras naturais, couro e lã.
- Rústico: um estilo que se tornou bastante popular, principalmente em casa de campo. É um estilo que tem em sua composição muitos elementos naturais, dando um ar simples e natural. O estilo rústico tenta trazer aconchego aos moradores, incluído tons terrosos, elementos em madeira e vidro, e com a presença do verde das plantas.
- Clássico: esse visual traz elegância e com bastante detalhes. Com origem na arquitetura grega e romana, o estilo clássico é o ideal para quem busca um visual requintado. Os elementos presentes no estilo lembram visuais de castelos, com a presença de elementos como lustre, papel de parede, cortinas, porcelanas, cristais, molduras de gesso e arranjos florais.
- Provençal: tem algumas similaridades com o estilo clássico, mas o provençal entra como uma adaptação do estilo presente em casas de nobres pelos camponeses. O estilo tem como origem a França, trazendo elegância para o ambiente, mas somente com os recursos disponíveis. Os elementos muito presentes nesse visual são: madeira, tons pastéis, estampas florais, cortinas e papel de parede.
- Retrô: o estilo tem o conceito parecido com o vintage, onde elementos antigos são a inspiração para a decoração do local. No retrô, os moveis ganham uma releitura. Um destaque nesse estilo são as cores vibrantes e intensas.
- Moderno: principal conceito no estilo moderno é a simplicidade e praticidade. O estilo tem uma grande similaridade com o minimalista, mas difere com a presença de cores e de mais elementos decorativos. É um modelo que se adapta bem e com os objetos sempre refletindo uma finalidade.
Escolhendo a mesa para a sala de jantar
Com um estilo definido, a escolha dos móveis deve seguir o conceito. Um dos principais elementos de uma sala de jantar é a mesa, grande protagonista do ambiente.
A escolha da mesa deve seguir alguns pontos como o tamanho e o material do móvel.
Para evitar que ocorra uma desproporção entre a mesa e o ambiente, lembre-se de medir o espaço, assim você tem uma ideia de quanto de espaço você pode usar para a mesa.
É possível encontrar mesas de diferentes estilos e tamanhos, que deve sempre respeitar o espaço do local.
O mais comum no tamanho da mesa é com assentos para 2 a 8 pessoas. Também é possível encontrar modelos para mais assentos, ou até mesmo adquirir uma sob encomenda seguindo a sua necessidade de assentos.
Outro detalhe da mesa é que ela pode ser encontrada em diferentes formatos, sendo o mais comum a redonda e a retangular. Já o material, é possível encontrar em madeira, vidro, aço e ferro.
Para quem sofre com a falta de espaço, uma opção é escolher mesa redonda ou quadrada, elas são menores e com a função de otimizar o espaço.
Os assentos para montar uma sala de jantar
Antes, era comum que os assentos acompanhassem a mesa, formando um conjunto.
Ainda é possível encontrar o conjunto de mesa e cadeira, mas nos últimos anos a compra separada desses móveis está ganhando cada vez mais espaço, já que permite uma maior personalização.
São diferentes modelos de cadeira, dando essa liberdade de escolher a que mais agrada e combina com o estilo da cozinha. Os assentos com estofado é um dos queridinhos do momento, dando um visual elegante e requintado ao cômodo.
Para quem segue um estilo mais autêntico, uma opção é brincar com essas cadeiras, montando um conjunto com cores e modelos diferentes.
Quem também ganha espaço na hora de escolher os assentos são os bancos, principalmente para uma sala de jantar no estilo rústico, com um estilo mais casual.
Outras decorações para montar uma sala de jantar
Após escolher a mesa de jantar, o ambiente fica livre para receber outros objetos e móveis. A decoração do ambiente é fundamental para criar a personalidade da sala, por isso use elementos seguindo a proposta escolhida para o cômodo.
Entre outros móveis que podem compor a decoração da sala de jantar está a mesa buffer, usada como um auxiliar para as travessas com alimentos. O buffer é uma ótima escolha para quem tem uma mesa pequena, já que ela se torna uma extensão na hora do jantar.
A cristaleira também pode ser uma escolha para deixar as louças e taças, criando um visual sofisticado e chique para o ambiente.
As decorações da sala de jantar devem seguir o estilo escolhido para o cômodo. Alguns elementos que podem ser incluídos na decoração da sala são: espelhos, principalmente para salas pequenas, tapete, quadros, cortinas, esculturas e plantas.
Arranjos com flores traz um diferencial para sala de jantar, podendo ser flores naturais ou até mesmo artificiais.
A iluminação é fundamental para montar uma sala de jantar
Outra parte importante para um bom projeto de sala de jantar é a iluminação. Os lustres e pendentes são os mais escolhidos para compor a iluminação do ambiente, o que deixa o espaço com um visual luxuoso e clássico.
É importante que essa iluminação siga a proposta do estilo da sala de jantar, já que um lustre extravagante sai totalmente do conceito de uma decoração minimalista.
A iluminação entra na decoração da sala de jantar para trazer um visual mais intimista e aconchegante. Esse efeito pode ser reproduzido com a utilização do dimmer, dando a liberdade de controlar a potência da luz, assim fica fácil criar uma sala de jantar com aquela luz baixa e agradável.
Para quem optar por luminária ou pendente, uma observação é sobre a altura. O ideal é que essa montagem seja feita respeitando uma altura de 70 a 90 cm em relação à mesa.