Com a popularidade das camas box, a cabeceira passou a ser um complemento da cama. Veja como escolher uma cabeceira.
Muitas pessoas optaram por não utilizar esse móvel, porém, nos últimos anos a procura por cabeceiras está aumentando, principalmente pelos novos modelos que são ótimos acréscimos para a decoração do quarto.
Mas antes de decidir qual cabeceira comprar, você precisa seguir algumas dicas para não errar na hora de escolher a cabeceira, já que esse móvel apresenta diferentes modelos, com cores e tamanhos distintos.
Por que investir em uma cabeceira?
A cabeceira é um móvel complementar utilizada na cama. Com o surgimento da cama box, muitos deixam para depois a escolha da cabeceira.
São muitas pessoas que não utilizam a cabeceira, mas a escolha por ter, ou não, é totalmente restrita a cada um. Porém, a cabeceira pode ser uma adição muito bem-vinda ao quarto, trazendo benefícios além de acrescentar beleza ao ambiente.
A principal função da cabeceira é a de proteger a parede de resíduos transferidos pelo cabelo e pela cabeça.
Como suamos, a parede fica exposta e com o constante contato da cabeça essa superfície pode ficar manchada. Com a cabeceira esse problema é solucionado, já que a parede fica protegida por essa estrutura.
Outro benefício da cabeceira é que ela serve como apoio para as costas, deixando mais confortáveis momentos para assistir ou ler um livro.
Determine o tamanho ideal para sua cama
Ao decidir adquirir uma cabeceira, logo vem aquela ansiedade para realizar a comprar, mas antes de escolher qual cabeceira comprar, você primeira precisa se atentar a um detalhe muito importante: o tamanho e altura da cabeceira.
A cabeceira padrão pode ser cerca de 4 polegadas mais largas que o colchão, com uma altura que varia entre 14 a 60 polegadas acima do colchão.
Não há regras sobre qual tamanho escolher para cama, mas comprar sem fazer as medidas necessárias pode se tornar uma grande dor de cabeça, já que existe um grande risco da cabeceira ficar desproporcional ao tamanho da cama.
Outro problema é o tamanho do quarto em relação à cabeceira, alguns desses móveis são em modelos mais robustos, com prateleiras e gavetas acoplados. Comprar sem tirar as medidas pode causar problemas na hora da montagem, com o móvel sendo maior que o espaço disponível.
Então, não se esqueça de tirar todas as medidas antes de comprar uma cabeceira para a cama, assim você garante escolher a melhor peça para o seu quarto.
Conheça os designs da cabeceira
Antes de escolher qual cabeceira comprar, é importante conhecer quais são os modelos disponíveis desse móvel, ajudando a descobrir qual é o ideal para o seu perfil, ou, o que melhor corresponde com a sua necessidade.
A escolha pelo design da cabeceira deve levar em conta o seu gosto pessoal e o estilo que segue a decoração do seu quarto. Não esqueça de considerar o tamanho da cama, e o espaço disponível para o móvel.
Como escolher cabeceira estofada
Essa é uma das cabeceiras mais clássicas e populares. É um modelo que além de agregar beleza ao ambiente, ainda proporciona conforto.
O modelo é elegante, durável e com grande variedade de tecidos e tamanhos, o que facilita encontrar um que combine com o estilo do quarto.
Cabeceira com fibra natural
O modelo dessa cabeceira traz uma estética muito relacionada ao natural, já que é uma cabeceira feita com materiais como vime e capim-marinho.
O estilo combina com estilos de decoração como o boho e o rústico, trazendo uma alternativa fora do convencional.
Um problema com esse tipo de cabeceira é o seu valor mais elevado do que de outros modelos, isso é devido ao móvel ser feito de forma artesanal.
Como escolher cabeceira de metal
Muito comum em décadas passadas, a cabeceira de metal retorna com uma nova roupagem e ganha bastante destaque em decorações com uma pegada minimalista, industrial e retrô.
É uma cabeceira durável e com um preço baixo, podendo ser encontrado em materiais como ferro, alumínio, latão, aço e cobre.
Como escolher cabeceira de madeira
A madeira proporciona uma grande variação de estilo de cabeceira, trazendo para o ambiente sofisticação e elegância. É um material muito versátil e que combina com os diferentes estilos de decoração.
Dependendo da qualidade da madeira, o móvel pode ter um preço bem mais elevado do que o de outros modelos. Uma opção para quem não quer abrir mão da madeira, mas não que gastar muito é optar por móveis de MDF, um material mais barato e com grande similaridade com a madeira.
Cabeceira com armazenamento
Alguns modelos de cabeceira podem oferecer um armazenamento extra com prateleiras e gavetas, o que é uma opção inteligente para quem está precisando daquele espaço extra.
Além de servir para organização, o espaço também pode ser usado para otimizar a decoração do quarto.
Além do espaço de armazenamento externo, alguns desses modelos podem apresentar espaço interno.
Qual é o custo de uma cabeceira?
Ante de comprar uma cabeceira é importante ter um orçamento sobre o quanto pode ser investido nesse móvel. O valor da cabeceira é bem variado, já que tudo depende do modelo e do material escolhido.
É possível encontrar modelos a partir de 90,00 reais, com valores ultrapassando 10 mil reais.
O modelo com o custo mais baixo é o estofado, com preços que variam para diferentes valores. Também é possível comprar a cabeceira por módulo, com preço por unidade.
Além do preço, a cabeceira também costuma seguir um tamanho universal para cada modelo de cama.
Com cabeceira para cama solteiro até o super king, esse é um detalhe que deve ser analisado antes de escolher a cabeceira, principalmente para quem vai fazer a compra online.
Sempre leia a descrição, onde provavelmente terá a especificação para qual tipo de cama a cabeceira é indicada, caso não tenha essa informação, use as medidas disponíveis para comparar com a sua cama e comparar se o tamanho é proporcional ao espaço e a cama.