Sofás e cadeiras são móveis centrais na decoração e utilidade da sala. Conheça a seguir alguns tecidos para forrá-los e confira suas características.[clear]
A variedade de texturas, cores e estampas dos tecidos para sofás é enorme e escolher um pode ser uma tarefa deliciosa – embora trabalhosa.
Para ajudar você a escolher o ideal para o sofá, poltrona e cadeiras, siga o nosso guia abaixo.
[h2 type=”2″ width=””]Tipos de Tecidos para Sofás[/h2]
Existe uma grande gama de opções para forrar o seu sofá. O que vai definir o tecido ideal será seu estilo de vida, decoração e até mesmo a região aonde você mora.
Não faz sentido, por exemplo, ter um sofá de veludo numa casa de praia. Um tecido impermeável e facilmente lavável como o aquablock é mais adequado.
Ele também é indicado para casas com crianças e animais de estimação, assim como o jacquard e o gorgurinho e o gobelem.
Deixe o veludo para decorações clássicas em regiões que fazem mais frio. O mesmo vale para o chenille e para o suede, que simula a camurça.
Uma versão mais irreverente do veludo clássico é sua versão cotelê. Ele fica perfeito em ambientes com ares de anos 70.
Se a sua casa fica num lugar mais quente, opte por tecidos naturais como o algodão, o linhão ou a sarja.
Outra opção bem mais fácil de limpar é o couro, incluindo aí o sintético. No entanto, se você possui gatos, evite-o: eles adoram afiar as unhas nesse material, deixando-o repleto de buraquinhos!
O luxuoso shantung de seda é uma alternativa para ambientes mais suntuosos e exclusivos. O efeito dele é sempre bastante sofisticado. Você pode forrar seu móvel com esse tecido e utilizar capas para sofás para protegê-lo durante o dia a dia.
No quesito cores, existem vários truques para combinar cores e estampas.
Tecidos usados para revestir seu sofá e cadeiras também podem servir para forrar almofadas ou mesmo confeccionar uma manta para colocar por cima do sofá.
[h2 type=”2″ width=””]Tecidos para Forrar Poltronas e Cadeiras[/h2]
Para as cadeiras, podemos seguir os tecidos escolhidos para os sofás. É praticamente impossível errar com esta dica.
Para inovar, aposte em tecidos mais brilhantes, como a seda, por exemplo.
Lembre sempre das composições de cores e texturas, tomando cuidado com os exageros.
Se usar tecido brilhante para as poltronas, dispense almofadas e mantas de seda. Escolha tecidos sem brilho para não “carregar” demais seu ambiente.