Decoração para Quarto de Gêmeos

Escrito por

Quando os bebês resolvem nascer em dupla, o projeto do quartinho muda. Afinal, praticamente todos os itens deverão vir em dobro: cama, escrivaninhas, lugar para guardar livros e brinquedos… Veja a seguir algumas inspirações para o quarto dos gêmeos.

Quarto de Gêmeos: Duas Camas num Só Cômodo

Dois irmãos que nascem de uma só vez! Como dividir pela metade um quarto que serviria a apenas um filho? As soluções dos arquitetos e decoradores são práticas e encantadoras.

O ponto focal de todo quarto é a cama – ou o berço, no caso de bebês. Também costumam ser os móveis que mais ocupam espaço. Logo, o pontapé inicial na arrumação do espaço dos gêmeos e planejar sua localização.

Acomodando Berços no Quarto de Gêmeos

berço king size

Berço king size

Você pode optar por comprar dois berços simples e colocá-los no quarto. Neste caso, para manter a coerência da decoração, compre o mesmo modelo para ambos. Que, portanto, sejam de design neutro, para funcionar bem no caso de gêmeos de sexos diferentes.

O ideal é que os berços sejam colocados um ao lado do outro, de modo que seja possível passar por entre ambos. Um berço jamais pode dificultar a passagem livre e imediata do adulto até o outro. Uma ideia é encostar cada um numa parede oposta ao outro. Ou a cabeceira dos dois na mesma parede.

Há, ainda, modelos de berços duplos que já vem prontos de loja. Existem os tipo beliche, os king size (aonde as duas crianças dormem juntas, ou com uma divisória ao meio), os de quina (um berço se encaixa no outro no canto do quarto) e outros.

Acomodando Camas no Quarto de Gêmeos

quarto gemeosOs bebês crescem e o berçário se torna um quarto de crianças. Com exceção do modelo king size, os demais podem ser encontrados no formato de camas de solteiro: beliches, quinas e outros.

Bicamas, aquelas de puxar a segunda embaixo, também não são ideais. Elas sugerem que a criança “mais importante” ficará na parte de cima, e a outra, que só surge na hora de dormir, na de baixo. E isso não é nada saudável!

Camas de puxar devem ser exclusivas para amiguinhos que vem visitar e passar a noite.

Organizando o Quarto de Gêmeos

camas escada

Camas com gavetões, baús e um segundo andar dentro do próprio quarto são ótimas ideias

O segundo desafio para decorar um quarto de gêmeos é acomodar brinquedos e roupas. Afinal, o espaço é único, mas tudo é em dupla.

Cogite seriamente em adquirir camas com gaveteiros embaixo. É uma solução perfeita para guardar respectivos brinquedos. Caso não seja possível, compre dois baús com tampa estofada e coloque-os aos pés de cada cama. Eles servirão como assentos e poderão guardar objetos.

Se possível, adote um quarto que já venha com armário embutido. Isso poupa bastante espaço. E se quiser abrir mais espaço, pense em criar uma plataforma de brincadeiras no terço superior da sua parede, perto do teto. Cerque-a e instale uma escadinha para subir e descer dela.

beliche escrivaninhaO cantinho de estudos dos gêmeos pode ser compartilhado a partir de uma bancada única e comprida, capaz de comportar duas cadeiras. Pode, também, ficar separadamente instalado embaixo de beliches – uma para cada criança.