Decoração Metalizada: Brilho em Casa

Escrito por

Não é apenas a moda que incorporou a onda do brilho dos metais. Desde a década de 70 a decoração metalizada é encontrada nos ambientes mais ousados – incluindo lares. E não é para ter medo: é perfeitamente possível trazer o gloss dos minerais de forma elegante e discreta para dentro de casa. Veja como.

O metalizado é muito plural. Com ele você pode afirmar tanto uma decoração étnica quanto uma futurista. As variedades, na verdade, são muitas: ela pode satisfazer praticamente qualquer gosto.

O dourado, o prateado e o cobre são os tons mais clássicos, mas sempre é possível encontrar versões perolizadas de outras cores, como rosa, azul, verde e cinza claros.

O brilho dos metais pode estar presente em praticamente todos os itens de uma decoração. Dos simples detalhes, como puxadores de portas e lustres, até sofás e paredes inteiras.
Saiba como trazer o metal para dentro da sua casa.

Revestimentos Metalizados para a Casa

Uma das formas mais marcantes para introduzir o metalizado em casa é pintando as paredes com tinta metalizada ou adotando papéis de parede com algum brilho. Estes costumam ser perolizados e podem ser encontrados em diversos tons, entre lisos ou estampados.

Neste caso é muito importante que a decoração da sua casa esteja em perfeita sintonia com as cores e a textura desse recurso – ou ser completamente neutra. Vale lembrar que paredes luminosas tendem a destacar os móveis do ambiente.

papel de parede metalizado

Se a parede é visualmente impactante na sua qualidade metalizada, abaixe o volume com uma decoração mais neutra. Se forem apenas detalhes leves, acentue-os com objetos do mesmo tom pela casa.

pastilhas de inox cozinhaUma saída menos dominante mas igualmente impactante é colocar chapas de metal ou painéis metalizados (os chamados backsplash), ou de laca, em algum local estratégico das paredes. A área aonde a tevê fica pendurada, por exemplo, é uma ótima ideia.

Fundos de estantes ou paredes acima das pias da cozinha ou do banheiro também são locais indicados para um toque de metal.

Existem, ainda, inúmeras linhas de vários materiais em versões perolizadas. Entre eles estão as pastilhas de inox, azulejos metalizados e fórmicas perolizadas. Que valem, inclusive, para revestir o chão.

No piso também entram pedras naturais com brilho.

Decoração Metalizada: os Móveis

mesa e parede perolizadas

Um spray de tinta metalizada pode atualizar um móvel de madeira para acompanhar o brilho do resto da decoração

Atualmente muitas lojas já oferecem móveis que já vem metalizados. Isso inclui cadeiras, mesas, armários, cômodas e camas.

No entanto você mesmo pode lançar jatos de tinta em spray dourada, prateada ou acobreada nesses móveis. Se eles forem estofados, jateie as partes não estofadas primeiro e troque o tecido por uma opção perolizada ou de cor neutra.

Entre os tecidos metalizados para estofar poltronas, sofás, pufes e cadeiras estão o veludo, o plush e o jacquard. Mas muitos outros possuem fios metalizados e outros recursos que conferem brilho a eles próprios.

poltrona veludo movel espelhoUma opção que não é exatamente metalizada mas que amplia lindamente este efeito na decoração é o espelho. Seja pendurado nas paredes ou revestindo móveis inteiros, eles constam como uma face que reflete luz, como os metais.

Espelhos ficam ainda mais modernos se conjugados com decoração em prata ou cobre.

O cobre, por sinal, é atualmente a cor mais em alta entre os metalizados. Ele pode vir em seu tradicional tom natural, mais avermelhado, como também em novas versões como o pink copper, puxando ligeiramente para o rosa.

Objetos com Brilho

objetos metálicosVocê poderá encontrar praticamente qualquer objeto em versão metalizada. Esta é uma forma mais prática de aderir a essa proposta de decoração sem precisar realizar maiores reformas.

Almofadas e mantas nos já citados tecidos reluzentes, porta-retratos, luminárias, candelabros, vasos, molduras de quadros, bibelôs, relógios e muito mais. Guarda-corpos e corrimãos podem ser boas oportunidades de utilizar um belo metal.

Na cozinha, que tal adotar um visual completamente em aço inox? Armários, gaveteiros, geladeira, freezer, fogão, microondas e eletrodomésticos em geral.

O mercado de decoração está mais que pronto para levar brilho para sua casa.