Decoração Industrial: Como Adotar o Estilo

Escrito por

A decoração industrial foi originada da ocupação de galpões amplos por pessoas que desejavam morar lá, transformando-os em lofts. Embora muito contemporâneo e cosmopolita, esse estilo data dos anos 1950 a 1970 e permite muitas versões diferentes. Aprenda a trazer essa atmosfera para a sua casa.

A ideia básica da decoração industrial é manter o imóvel em estado desconstruído: tijolos expostos em falhas do concreto, madeira de demolição, tubulações de água, luz e ar condicionado aparentes.

Tons metálicos, acinzentados e naturais, como marrom e bege, podem predominar – ou servir de pano de fundo para móveis e objetos em tons mais vibrantes.

O estilo industrial tem se multiplicado em apartamentos de todo o mundo, em especial masculinos. E é um dos estilos preferidos de um número crescente de bares e restaurantes.

Conheça as principais caraterísticas desse décor a seguir.

Ambientes Integrados na Decoração Industrial

quarto estilo industrialGalpões são espaços amplos com cômodos integrados (também conhecido como “one space”, ou “um espaço” em inglês), pé direito alto e janelas grandes. Em geral possuem características arquitetônicas específicas de décadas passadas, que devem ser conservadas.

Aliás, quanto mais o morador mantiver o perfil original do projeto – incluindo o maior número possível de materiais desgastados, desde que não em má condições ou não funcionais.

Cozinha e sala de jantar se integram; a estrutura original do imóvel foi preservada

No entanto a maior parte das pessoas simplesmente não vai encontrar um loft para morar. Mas ainda assim é possível realizar a decoração industrial.

Tente integrar a sala e a cozinha, por exemplo. Ou a sala, que é um espaço social, com o quarto, espaço íntimo. Ou dois espaços íntimos, como o quarto e o banheiro.

O importante é que pelo menos dois ambientes se transformem em um só a partir da ausência completa de paredes. Isso porque o estilo industrial busca sempre a otimização dos espaços, fazendo com que acumulem funções.

Estilo Industrial e Estrutura Aparente

sofá de couro estilo industrialMateriais de construção primários compõem a principal identidade do estilo industrial de morar. A falta de acabamento em tetos, paredes e pisos é típica; uma superfície em concreto ou tijolos aparentes é desejável. Pisos desgastados também.

Vigas e encanamentos à mostra também compõem o look do ambiente e devem estar em evidência. Lâmpadas penduradas por seus fios, sem spot de luz, é outra característica que reforça o conceito urbano.

Portas e janelas largas, muitas vezes encontradas em fábricas clássicas, estão presentes.

arara de canosSe, no entanto, a sua casa não possui essas características e você não pretende desgastar tetos e paredes para mostrar a estrutura do imóvel, há outros recursos.

Você pode optar por revestimentos cimentícios, de tijolos ou de madeira de demolição. Quanto maior a rusticidade, melhor.

Canos de metal podem fazer as vezes de prateleiras para acomodar livros ou mesmo de araras, num quarto sem guarda-roupas.

Estilos Dentro do Estilo Industrial de Decoração

industrial retrô anos 40

Estilo industrial dos anos 40

O forte da decoração industrial é a própria estrutura do imóvel em si. Em cima dele é possível criar atmosferas mais tradicionais ou vibrantes.

A tendência mais popular é puxar para a inspiração retrô, criando ambientes que remetem aos anos 30 ou 40, com gramofones, poltronas de couro, móveis de madeira pesada e luminárias de metal.

Uma atmosfera anos 50 será realizada por meio das “candy colors”, conhecidas aqui como “tons pastéis”: rosa-bebê, azul claro, verde esmaecido, amarelo suave.

decoração industrial contemporaneaJá os anos 60 ou 70 são reproduzidos com sofás de veludo laranja, peles e vários objetos com referências étnicas. Ou um ambiente totalmente étnico, com tecidos e objetos de referência africana, indiana ou mexicana, por exemplo.

E uma decoração contemporânea dentro do estilo industrial vai envolver telas largas com pinturas abstratas coloridas, tapetes gráficos, mobília atual e aparelhos eletrônicos em evidência. Aqui, os tons vibrantes quebram o pano de fundo de paletas neutras.

Em qualquer caso, é importante presar por camas e assentos confortáveis, para quebrar a rigidez geral. O ambiente industrial é praticamente um cenário de filme retrô que você deverá personalizar, muitas vezes transportando-o para outra época.

Misture o Luxo com o Precário

sofá sala industrialÉ claro que, na verdade,nada na decoração industrial é precário. Por mais descuidado que pareça, tudo deve estar em bom estado e no lugar.

E, assim, para que o estilo funcione, é fundamental que a rusticidade seja combinada, em maior ou menor medida, com móveis e objetos nobres. Esses dois extremos devem ser balanceados para um resultado geral harmônico.

Como luxo entendemos desde móveis de design clássico, forrados com tecidos sofisticados, até os mais tradicionais, de couro, e mesas e estantes de madeira.

sala industrialRelógios com números romanos e moldura metalizada, tapetes de fios longos e macios, lustres chandelier, eletrodomésticos arrojados, banheiros com louças e metais estéticos… a sofisticação pode estar em qualquer detalhe.

Mesmo que não sejam a princípio móveis e objetos de design tradicionalmente nobre, uma decoração bem pensada, com uma linha visual bem definida, é capaz de causar efeito.