Decoração com Chita

Escrito por

A chita, ou chitão, é um tecido floral de algodão típico do nordeste do Brasil. Sua trama é mais simples e as cores são vibrantes e contrastantes, trazendo muita alegria e um toque de rusticidade à decoração. Levante o astral da sua casa usando a chita.

Como Usar a Chita na Decoração

almofadas chitaA chita cai como uma luva para complementar alguns estilos – em especial decorações cleans, como a escandinava, e a rústica.

No caso do estilo clean, a chita confere humor e cor, quebrando a atmosfera neutra do ambiente. Aqui, você pode apostar em detalhes envolvendo forração, como as almofadas do sofá, vasinhos de cerâmica, telas nas paredes ou mesmo móveis revestidos com o tecido.

pufe chitaMaiores exageros podem acabar anulando a inspiração clean e se tornar, literalmente, uma decoração de chitão. O que pode ser ótimo também!

Neste caso, conjugue as estampas florais com tons lisos, mas também vibrantes, da própria paleta do tecido, em móveis maiores, tais como sofás e poltronas.

Outro sucesso garantido da chita é quando ela se integra à decoração rústica. É um casamento feito para dar certo. Ao invés de incorrer no risco de roubar a cena, ela ressalta o aspecto terreno do ambiente.

decor chitaAlém disso, junto ao rústico, a chita propõe uma pegada regional, afirmando uma identidade brasileira. Junto com artesanato nacional, em especial nordestino e amazonense, o clima está completo!

Aqui, o uso do tecido para forrar móveis de madeira é ainda mais valorizado. A presença reforçada da chita é ainda mais adequada.

Áreas externas como varandas, piscinas e churrasqueiras ficam perfeitas com a chita. No entanto, aqui o ideal é procurar uma opção impermeável dessa estampa.

Ideias de Decoração com Chitão

abajur chitaA chita pode estar em maior ou menor grau presente na decoração.

Se você pretende fazer dela o item mais marcante de todos no seu ambiente, aposte em cortinas, móveis forrados e colchas para a cama. Em grau mais moderado, pense em almofadas, cúpulas de abajures, assentos de cadeiras, telas e vasinhos forrados.

mesa chitaSe você quiser que a presença desses florais seja mais episódica, poderá contar com peças que aparecem e em seguida são guardados. Isso é possível por meio de toalhas e passadeiras de mesa, guardanapos, jogos americanos e até mesmo gavetas forradas por dentro.

Saindo do mundo dos tecidos, já há pratos, copos, vasos de vidro e outros acessórios que já vem com a estampa fiel da chita impressos neles.