Cortinas Blackout: Como Escolher

Escrito por

A cortina blackout, ou blecaute, foi especialmente desenvolvida para bloquear a luz que entra pela janela, deixando o ambiente mais escuro e com mais privacidade. Fique por dentro das opções que o mercado oferece.

O blecaute pode ser utilizado em qualquer ambiente da casa que você deseje tornar mais escura. Isso pode ocorrer por conta da luz do dia dentro de um quarto ou de uma sala de tevê, por exemplo, ou para proteger os móveis da sala em horas de sol intenso.

Além disso, o calor provocado pelos raios solares diminui em cerca de 30%.

Se a vista da sua casa é devassada, o blecaute garante a sua privacidade a qualquer hora, num efeito análogo às películas de proteção solar para vidros. Consultórios médicos e dentários também se beneficiam.

Modelos de Cortina Blecaute

blecaute cortina laranjaO blecaute pode ser de dois tipos: uma cortina que já vem reforçada com ele em sua própria estrutura ou uma camada independente, que será instalada logo atrás da sua cortina normal.

Cortinas com blackout incorporado podem ser encontradas em diversas cores, estampas e texturas. Assim, se adequam a praticamente qualquer estilo de decoração.

Já o blackout independente será feito de poliéster ou de PVC, que podem ser limpas com mais praticidade. Em geral possuem cores lisas. A vantagem do blackout independente é que ele continuará valendo quando desejar mudar a cortina comum.

Existem blecautes do tipo persianas, que podem ser sanfonadas ou totalmente retas. Elas devem, preferivelmente, serem feitas por encomenda.

Cuidados na Hora de Escolher sua Cortina Blackout

blecaute retoÉ muito importante tirar as medidas exatas da sua janela e levar em consideração que a cortina deverá cobrir um pouco mais do que os seus limites. O objetivo é que nenhum trecho da janela fique descoberto.

Se você optar pelo formato tradicional, tipo de trilho, compre 50% além das medidas horizontais. Sempre deixe uma sobra de pelo menos dez centímetros abaixo do parapeito, cobrindo um pouco da parede.

Blecautes sanfonados ou retos devem ser do tamanho exato da área.