Cortinas de ar impedem a mistura de fluxos de ar ao isolar dois ambientes distintos através da formação de uma barreira de ar forte e frio entre eles. Assim, mantem ideais as condições de temperatura interna, mesmo estando em ambientes com as portas abertas. É especialmente indicado para estabelecimentos comerciais de rua e, em alguns casos, até mesmo para residências.

Evitam a entrada de poeira, insetos voadores, odores e fumaça. Podem ser instaladas em entradas de lojas, supermercados, câmaras frigoríficas, cozinhas industriais, laboratórios e shopping centers cujas portas ficam abertas por muito tempo ou se abrem repetidas vezes.

Como Funcionam Cortinas de Ar

Cortinas de ar são formadas por um aparelho semelhante a um ar condicionado split instalado logo acima da porta de entrada do estabelecimento.

Ele sopra continuamente uma forte lufada de ar frio para baixo, criando uma barreira de vento contra a entrada de calor do lado de fora.

Além do calor, ele evita a entrada de insetos, poeira e odores da rua.

É claro que, para manter a temperatura interna mais fresca, você deverá contar com um aparelho de ar condicionado tradicional.

A cortina de ar isola o ambiente e o ar condicionado o refresca com ainda mais facilidade, porque não precisa resfriar o tempo todo o calor que, de outra forma, entraria no cômodo.

A cortina deve, no mínimo, cobrir toda a largura da porta que fica aberta.

Instalação

cortinas de arNa instalação da cortina de ar, deverão ser observados os seguintes pontos:

  • Verificar o ajuste dos pontos de fixação junto às paredes, porta e etc
  • Assegurar o correto nivelamento do conjunto.
  • Verificar o aperto dos parafusos de fixação dos rotores.
  • Observar o giro do rotor, livre e sem qualquer contato com os cones de entrada do ventilador.

Antes e colocar a cortina de ar em operação, observar as seguintes condições:

  • Verificar se a tensão de rede de energia elétrica está compatível com o fechamento do(s) motor(es) e se o cabeamento está de acordo com a corrente do(s) motor(es);
  • Checar a inexistência de corpos estranhos no interior dos ventiladores.
  • Verificar o correto sentido de rotação dos ventiladores, ligando e desligando rapidamente a cortina de ar;
  • Seguir as especificações do fabricante do(s) motor(es) elétrico(s) ao dar a partida na cortina de ar;
  • Dar a participação na cortina de ar, após atingir a rotação de operação, observar a existência de ruídos ou vibrações excessivas.
  • Desligar a cortina de ar após 5 (cinco) minutos de funcionamento;
  • Observar a necessidade de ajustes nos parafusos de fixação dos rotores antes de dar nova partida na cortina de ar.
  • Verificar, sempre, a existência de ruídos anormais, vibrações excessivas e aquecimento. Essas ocorrências são indícios de funcionamento incorreto da cortina de ar e poderão vir a prejudicar seu funcionamento ou desempenho.

Segurança no Uso de Cortinas de Fumaça

Nunca operar a cortina de ar cm rotação acima das estabelecidas na sua plaqueta de identificação. Nunca abrir a carenagem externa ou medir a(s) boca(s) de sucção com a cortina de ar ligada.

Instalar dispositivo de proteção contra curtos-circuitos.

Lembre-se que cortinas de ar não são eficientes quando a temperatura externa é alta demais, for muito úmido ou chuvoso. Ou se ventar muito.

Qual Modelo de Cortinas de Ar Escolher