A escolha das cores no feng shui, técnica milenar chinesa de harmonização de ambientes, vai muito além da pura estética. Fique por dentro do assunto a seguir.
O Feg Shui é uma técnica muito antiga que surgiu na China e consiste em harmonizar o ambiente. Uma das formas de fazer isso é usando as cores de acordo com cada elemento representado.
O Feng Shui usa 5 elementos como fonte de energia, que são: metal, fogo, água, terra e madeira.
Essa técnica usa o baguá, um gráfico dividido em 8 partes que indica onde cada área deve ser localizada de acordo com sua relação à criatividade, trabalho, prosperidade, família, relacionamentos, sucesso, espiritualidade e amigos.
Com a cor certa, o ambiente consegue absorver boas energias e grandes benefícios para o cômodo.
Usando a técnica Feg Shui você saberá como escolher a cor para corresponder com a utilidade do local otimizando as qualidades de cada cômodo.
Para deixar sua casa energizada e purificada, confira quais são as principais cores do Feng Shui e o que cada uma representa e traz para o ambiente.
Azul
O azul é uma cor que está ligado ao trabalho, família, prosperidade e espiritualidade.
No Feng Shui, a cor está ligada a mais de um elemento, que vária de acordo com a tonalidade.
O azul-escuro é ligado ao elemento da água, sua profunda cor simboliza sabedoria e possui referência com a família.
Já o tom mais esverdeado é ligado à natureza com significado de compaixão, tranquilidade, positividade e crescimento. O azul-claro possui uma referência à espiritualidade e a paz.
Como é uma cor calmante e inspiradora, o azul é uma ótima escolha para quartos, biblioteca e sala.
Só tenha cuidado para não usar com excesso a cor, pois isso pode deixar o ambiente melancólico e provocar tristeza.
Branco
Branco é a cor ligada ao elemento metal e está relacionada ao trabalho, amigos, criatividade e relacionamentos.
A cor também representa o yang do yin-yang e possui significado de clareza, produtividade, paz, pureza, serenidade e recomeço.
É uma cor neutra, que pode ser usada em qualquer ambiente, porém é mais indicada para usar na cozinha, banheiro e área de serviço.
Ao usar branco, tente equilibrar com móveis ou itens de decorações coloridas, ambiente com excesso da cor branca pode provocar ansiedade além de transmitir uma frieza ao cômodo.
Vermelho
Umas das cores mais poderosas, o vermelho está ligado com o fogo e o sangue. É uma cor com energia vital e relacionada à relacionamentos, sucesso, prosperidade e família.
A intensidade do vermelho é benéfica por elevar a autoestima trazendo vigor, paixão, calor e sucesso.
O vermelho também é usado para energizar ambientes, limpando e protegendo o local.
Por ser uma cor muito estimulante, o vermelho deve ser usado com cautela, sendo mais indicado o uso em detalhes da pintura, ou de elementos da decoração.
Verde
O verde é uma cor neutra e está ligado ao elemento madeira. É uma cor relacionada à família, prosperidade, trabalho, sucesso e espiritualidade.
Ele significa renovação, início de um novo ciclo e energia renovada. O verde traz calmaria e tranquilidade para o ambiente e está associada a fertilidade e saúde.
A cor é uma ótima opção para ser usado em quartos ou ambientes para relaxamento. O verde também pode ser usado na decoração e nas plantas que ornamentam a casa.
Amarelo
Ligado ao elemento terra e associada à saúde física e mental. O amarelo é uma cor vivaz, com um significado de poder, riqueza, comunicação, alegria, bem-estar e criatividade.
É uma cor muito indicada para ser usada em locais de trabalho como escritório ou sala de estudos por ser uma cor que estimula e ajuda na concentração.
Cuidado com o excesso do amarelo, como é uma cor muito estimulante, o uso em grande quantidade pode gerar ansiedade e até causar agitação. Procure equilibrar com outras cores, ou usar em detalhes da decoração.
Roxo
O roxo é visto como a cor da espiritualidade e a nobreza. Essa cor é uma mistura do vermelho e do azul, associada à prosperidade, harmonia, abundância, purificação e a conexão com a fé.
A cor também possui relação com o equilíbrio entre a mente e o espirito. Como é uma cor que estimula a meditação e a conexão com o espiritual, o roxo é uma cor ideal para os locais de meditação ou para quem procura uma cor que traz tranquilidade e relaxamento.
A cor usada em excesso pode provocar ansiedade e depressão, então use em uma dosagem adequada e com outras cores.
- Veja também: Especial: decorando sua casa de praia em diversos estilos
Significado do laranja
Relacionado ao sucesso, a cor laranja é ligada à dois elementos, terra e fogo. Como é uma cor que está entre o amarelo e o vermelho, o laranja traz energias das duas cores.
É uma cor muito relacionada com a comunicação e estimula a alegria, disposição, vitalidade, otimismo, bom humor e estabilidade.
A cor é uma boa opção para usar em sala ou cozinha, mas em pequena quantidade, já que o uso excessivo pode provocar rebeldia.
Significado das cores no Feng Shui: preto
Ligado ao elemento água, o preto é a cor do lado yin do yin-yang e tem uma associação ao profundo, sabedoria, quietude e contemplação.
É uma cor muito poderosa e pode estimular a criatividade e sabedoria. Além disso, o preto é uma cor usada para locais de estimulação mental como escritório e locais de estudo.
Por ser uma cor forte, o preto utilizado em grande quantidade pode tornar um ambiente carregado, causando opressão e pessimismo. É uma cor que deve ser usada com cautela e misturada com outras cores neutras.
- Veja também: Quarto minimalista: aprenda a criar o ambiente perfeito
Significado das cores no Feng Shui: rosa
É uma cor ligada ao elemento terra e com uma representação do relacionamento.
O rosa é uma mistura entre o vermelho e o branco e possui uma associação ao amor, felicidade, pureza e romance.
Também possui uma relação com o sentimental e ativo. Indicado para quartos e sala, a cor rosa deve ser usada com cuidado, ou pode deixar o ambiente infantil.