Conserto de Telhados: Veja Nossas Dicas

Escrito por

 

Consertar um telhado – ou seja, remover ou recolocar telhas danificadas – é um trabalho que necessita de muito cuidado.

Elementos Envolvidos

Toda vez que precisar subir ao telhado para fazer algum tipo de reparo, tenha sempre em mente que os principais elementos envolvidos são:

Altura: procure instalar uma corda de segurança para evitar quedas.

Telhas: não pise sobre as telhas. Coloque uma tábua ou uma escada deitada e amarrada para passar por cima.

Peso: se tiver de trocar muitas peças, não carregue muitas de uma vez. Isto provoca desequilíbrio e aumenta as possibilidades de rachar as telhas que estão suportando o seu peso. Faça pequenos montes distribuídos ao longo do percurso .

Chuva: não trabalhe sobre de telhas molhadas, pois são escorregadias e quebram mais facilmente.

Vento: Reforce o beiral (prolongamento do telhado que ultrapassa o limite das paredes da casa) com a colocação de um forro ou amarrando as telhas com arame.

Infiltração ou Goteira no Teto da Casa

Antes de mais nada, fique atento aos cupins: eles podem consumir as madeiras de sustentação e causar o deslocamento das telhas.

Mas se você constatou uma goteira legítima no teto da sua casa, infiltração pela laje e até mesmo mofo perto do teto, primeiro é preciso saber a origem do problema.

conserto telhadoEm época de chuvas, esses defeitos se tornam mais aparentes, e normalmente estão relacionados ao telhado da sua casa.

Se o problema for muito grave – por exemplo, o teto está ficando encurvado com o volume de água, que está caindo em grande quantidade dentro de sua casa – não pense duas vezes: é preciso tomar uma providência urgente.

Se for possível, retire os móveis do local.

É possível que algum cano tenha estourado – alguma coluna d’água que desce da caixa d’água, por exemplo. Nesse caso, feche o registro geral imediatamente e abra as torneiras para esvaziar os canos.

Se houver aquecimento e você tiver canos de metal, desligue-o, para não danificar os mesmos.

Se, por acaso, existir algum vazamento perto de tomadas ou se água estiver saindo por elas, desligue imediatamente a chave geral. Tomadas, lustres e acendedores são os que mais representam risco quando a água escorre através deles.

De maneira alguma deve-se ligar o interruptor e acender a lâmpada quando estiver pingando água: isso pode provocar curto-circuito em toda a rede elétrica da casa.

Esse é um problema imediato que não pode esperar o tempo firmar. Nesse caso, chame o eletricista ou isole a tomada até que o defeito possa ser consertado.

Se você conseguir identificar o cano danificado, amarre um pano ou fita de vedação em volta (no local afetado) e chame um profissional imediatamente.

E se você percebe que sua segurança está em risco, talvez seja prudente chamar o corpo de bombeiros.