Reforma do Telhado I – Duvidas e Dicas!

Escrito por

Consertar um telhado – ou seja, remover ou recolocar telhas danificadas – é um trabalho que necessita de muito cuidado, não somente pelo local onde se trabalha, como também pelo material que é frágil e cortante!.

Regra Número 1:

Por mais que a goteira incomode, é proibido subir no telhado úmido ou quando não se pode pisar nas telhas com segurança.

Acidentes como a queda de telhados ou lajes escorregadias são frequentes.

Elementos Envolvidos

Toda vez que precisar subir ao telhado para fazer algum tipo de reparo, tenha sempre em mente que os principais elementos envolvidos são:

Altura: procure instalar uma corda de segurança para evitar quedas.

Telhas: não pise sobre as telhas. Coloque uma tábua ou uma escada deitada e amarrada para passar por cima.

Peso: se tiver de trocar muitas peças, não carregue muitas de uma vez. Isto provoca desequilíbrio e aumenta as possibilidades de rachar as telhas que estão suportando o seu peso. Faça pequenos montes distribuídos ao longo do percurso .

Chuva: não trabalhe sobre de telhas molhadas, pois são escorregadias e quebram mais facilmente.

Vento: Reforce o beiral (prolongamento do telhado que ultrapassa o limite das paredes da casa) com a colocação de um forro ou amarrando as telhas com arame.

Infiltração ou Goteira no Teto da Casa

conserto telhadoAntes de mais nada, fique atento aos cupins: eles podem consumir as madeiras de sustentação e causar o deslocamento das telhas.

Mas se você constatou uma goteira legítima no teto da sua casa, infiltração pela laje e até mesmo mofo perto do teto, primeiro é preciso saber a origem do problema.

Destelhamento

Outro problema bastante comum, decorrente de fortes chuvas e tempestades, é o destelhamento do telhado.

Quando um telhado é construído, existem indicações de inclinações e telhas que devem ser utilizadas. Quando a inclinação do telhado é grande ou o local da sua casa está sujeito a grandes ventos, o fabricante recomenda até a amarração das telhas.

Se a instalação não foi feita adequadamente ou surgiu uma situação ímpar que provocou o destelhamento, esse pode ser o motivo da goteira ou infiltração.

Saia de casa ou, então, se você tiver acesso ao forro e isso for possível, procure tentar localizar algum ponto que esteja sem telha.

Se for esse o motivo, você até pode tentar colocar uma nova telha no local.

No entanto, é preciso muito cuidado com a sua segurança, pois esse tipo de trabalho é bastante perigoso e deve ser evitado quando as telhas estiverem molhadas.

Posição das telhas

Se você for retirar uma boa quantidade de telhas, lembre-se que foram colocadas (sobrepostas) de baixo para cima.

telhado-posicao

Então para retirá-las deve-se começar pelas mais altas (no espaço que você quer reformar) para as mais baixas.

Telhados de fibrocimento

fonte: Ceramicas CEAR