Como Usar o seu Fogão à Lenha

Escrito por

 

Preparar uma refeição no fogão à lenha é muito especial; por isso, essa forma de cozinhar ganhou imensa popularidade nos últimos anos.

Já é possível, por exemplo, ter um deles em áreas urbanas, como apartamentos e áreas de lazer.

Contudo, uma vez escolhido o modelo ideal para você (um tradicional artesiano, um high tech, pré-fabricado e até mesmo integrado à churrasqueira) é hora de aprender a acendê-lo – e conhecer os acessórios que tornarão esse ato de cozinhar em algo ainda mais prazeroso.

Acendendo o Fogão à Lenha

A madeira recomendada para fogão à lenha é a de eucalipto rachada ou a de reflorestamento. O importante é que sejam destinadas para este fim.

lenha madeiraNa hora de acender o fogão ou o forno, escolha lenhas bem secas; dê preferência às lascadas, pois são mais fáceis de acender.

Posicione um pedaço grosso de lenha em cada lado do espaço. Misture cascas e galhos mais finos à lenha: eles facilitam a propagação do fogo.

Entre a lenha, coloque uma folha torcida de jornal (ou similar). Por cima, ponha mais gravetos. Coloque fogo no papel e assopre devagar, para que ele se espalhe.

Quando começarem a pegar fogo e formar uma leve brasa, vá colocando os galhos mais grossos, até obter uma chama forte e constante.

O fogo do fogão à lenha deverá ficar aceso durante seu uso.

Já no caso do forno, dependerá de sua finalidade: para assar pizzas, por exemplo, é necessário esperar que as chamas baixem e fiquem apenas as brasas.

Fogão à Lenha: Acessórios

forno de ferro

Forno de ferro fundido com porta em vidro

O acessório mais utilizado de um fogão à lenha é o forninho, que funciona como uma estufa e é perfeito para assar carnes, pães, bolos e outros alimentos.

Os forninhos podem ser em inox, chapa pintada ou ferro fundido. Pode ter porta em vidro temperado.

As chapas são os lugares aonde apoiamos a panela que contém a comida a ser cozinhada.

Elas podem ter dois, três ou quatro furos e podem ser com ou sem redutor (peça que diminui o tamanho da boca do fogão).

chapéu

Chapéu, acabamento da chaminé do forno à lenha

O acabamento presente no topo das chaminés é chamado chapéu (quando é feito em inox), capitel (feito em concreto) ou tampo em ardósia, que é menos utilizado.

Chapéus, capitéis e tampos servem para não deixar a água da chuva entrar; a fumaça sai por frestas laterais.

Também existem vassouras, rodos e pás especiais para garantir a perfeita remoção de restos de lenha no interior do fogão e do forno.

As panelas também despontam como acessórios indiretos: entre em aderência total com o artesianismo dos fogões à lenha e experimente cozinhar em artefatos de barro, cobre ou ferro.

Cuidados com o Fogão à Lenha

É de extrema importância que você reserve um local bastante arejado para a instalação do seu fogão à lenha.

Além disso, jamais dispense a colocação adequada de uma chaminé.

Por fim, nunca se esqueça de fazer a manutenção adequada do seu fogão à lenha.