Como Remover Papel de Parede

Escrito por

Embora seja durável e de grande aderência à superfície, é possível retirar um papel de parede sem ajuda especializada.

Como o papel de parede atribui um grande impacto visual ao ambiente, você poderá eventualmente se cansar dele. Papéis de parede velhos também podem estar danificados. Em ambos os casos, você poderá querer retirá-lo e repaginar o visual da casa.

Separamos uma série de dicas para que você mesmo o remova com sucesso.

Prepare o Cômodo para a Retirada do Papel de Parede

A primeira coisa a fazer é afastar os móveis das paredes a serem trabalhadas. Acomode-os todos no centro do ambiente.

Em seguida, cubra o chão com jornal ou outro material protetor. Cuidado: panos podem deslizar conforme você se movimenta.

Desligue os disjuntores das tomadas e interruptores do cômodo. Se você vai retirar o papel de parede à noite, utilize uma extensão para alimentação de um abajur. Conecte-a na tomada de outro ambiente.

Como a retirada do papel de parede envolve líquidos que podem escorrer, cubra as tomadas com um pedaço de plástico e vede-o completamente com fita crepe ao redor.

Apenas após a retirada do papel de parede é que o espelho de tomadas e interruptores deverão ser removidos e o resto, raspado.

Descubra Qual o Tipo da Superfície e do Papel de Parede

papel de parede salaÉ importante saber do que a parede é feita, assim como o tipo de papel de parede que foi usado. A maior parte das paredes é feita de alvenaria, drywall ou gesso comum.

A alvenaria é a parede tradicional, feita de tijolo, cimento ou concreto. É a mais resistente e pode ser umedecida sem problemas.

O drywall é gesso coberto com uma espécie de papel, também conhecido como gesso encartonado; por isso, não possui alta resistência à água. O gesso comum é bem mais sólido e resiste à água com relativa tranquilidade.

Para diferenciar um material do outro, dê pancadinhas na parede: o som do drywall tende a ser mais oco que o do gesso.

Já no tocante ao próprio papel de parede, o tipo tradicional requer mais esforço para ser retirado do que suas variações mais modernas, como os removíveis ou de camada superior destacável.

Você pode descobrir a natureza do seu papel de parede fazendo um pequeno teste num canto. Se for o caso, faça isto com a ajuda da ponta de uma faca. Tente soltá-lo e puxá-lo com as próprias mãos. Se sair com facilidade, problema resolvido! Se não, continue lendo este artigo.

Como Remover Papel de Parede Tradicional ou de Gesso

A diferença da retirada do papel de parede de uma superfície de alvenaria e uma de gesso ou drywall é que a primeira permite o uso abundante de líquidos para auxiliar no amolecimento da cola.

Parede Tradicional

raspagem-papel-de-paredeUsando uma faca, uma lâmina de barbear, um estilete ou ferramenta especial para este fim, vendida em lojas de material de construção, corte várias vezes e horizontalmente a superfície da parede. Cada corte deve ter uma distância de 20 a 25 centímetros entre si.

Em seguida, espalhe água quente com sabão sobre esses cortes, de cima para baixo. Você também pode optar por um removedor líquido de papel. Ambos os métodos irão amolecer a cola do papel de parede.

Você poderá aplicá-los com um borrifador ou uma esponja. Se utilizar o removedor, use máscara de pintor, para não inalar o produto. Assim que terminar de umedecer o corte mais baixo, repita todo o processo novamente.

Agora você poderá começar a raspar a superfície com um raspador de paredes de 9 centímetro de largura e lâmina flexível. A ideia é passá-lo por baixo da margem de cima das fendas horizontais, empurrando o papel úmido para a parte superior.

Vá retirando o papel conforme for soltando. Se o papel rasgar na hora da remoção, umedeça-o novamente e passe para outra parte. Depois, volte e insista.

Papéis de parede mais antigos demoram mais para sair.

Parede de Gesso ou Drywall

No caso de paredes de gesso ou drywall, o uso direto de líquidos é proibido. Faça as fendas conforme descrito no capítulo anterior e raspe moderadamente, ou descasque o papel de parede.

Se estiver muito difícil, você pode tentar umedecer o papel de parede com um pouco de água quente, mas sem passar sobre os cortes horizontais.

Como Retirar Papel de Parede do Tipo Lavável

Naturalmente, o papel de parede lavável é resistente à umidade, impermeável. A saída é usar um bloco de lixar, ou uma lixa grossa, para esfregar e ir soltando o papel de parede.

Só em seguida você poderá utilizar a água quente ou o removedor – e se a parede for de alvenaria, não se esqueça.

Não utilize escova de arame. Partículas de metal podem se prender à parede e enferrujar, danificando-a e manchando um possível novo papel de parede.