O alicate faz um trabalho duro na hora de construir, reformar ou consertar. Mas apesar de serem fortes e resistentes, ainda precisam de cuidados especiais para prolongar ao máximo sua vida útil. Fique por dentro das dicas a seguir.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Estrutura de um Alicate[/h2]
Existem vários tipos de alicate – cada um deles para um propósito diferente. No entanto, de modo geral, todos possuem as mesmas partes:
Com a força da mão, só que muito potencializada, o alicate segura, aperta, torce e corta materiais. O tipo mais versátil de todos é o Universal.
A cabeça é a parte que programa a função da ferramenta. Dependendo do design dela, a ferramenta poderá ter um objetivo ou outro.
A articulação soma as forças que estão sendo feitas em cada cabo.
[h2 type=”2″ width=””]Cuidados na Hora de Usar Alicates[/h2]
O prolongamento da vida útil dos alicates, independente do tipo, começa na própria utilização da ferramenta.
Aí sim, entra a importância de cada modelo. Por exemplo, jamais use um alicate torquês para fazer o trabalho de um especializado em fios.
Além da tarefa sair malfeita, o próprio artefato poderá ser danificado.
Jamais utilize um alicate para segurar peças próximas à solda. A alta temperatura poderá deformá-lo. Também não usar martelos para aumentar a pressão da ferramenta. Ou o contrário: utilizá-la como martelo.
Não utilize extensões para o cabo, com o objetivo de aumentar o poder de corte. Além disso, alicates não foram feitos para retirar pregos ou apertar porcas e parafusos.
Lembre-se de desligar o quadro de energia quando precisar manejar fios elétricos com a ferramenta.
Aplique óleo lubrificante periodicamente e guarde sempre num lugar seco. De vez em quando faça um teste para confirmar que o isolamento elétrico da ferramenta está em dia.
Evite usar solventes para retirar restos de materiais do alicate.
Utilize sempre óculos de proteção e luvas na hora de utilizar a ferramenta.