Vale a pena aprender a pintar ferro. Afinal antigos objetos nesse material tendem a enferrujar, descascando sua pintura. A situação piora se a superfície for exposta às chuvas, maresia e outras intempéries. É importante tomar alguns cuidados básicos ao se preparar para pintar o ferro, especialmente se desejamos que o resultado dure.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Tipos de Superfícies de Ferro[/h2]
Passe uma demão de óxido de ferro em superfícies novas, sem início de ferrugem.
Já as enferrujadas devem passar por um processo de remoção total da ferrugem. Para isso use lixa ou escova de aço. Em seguida aplique uma demão de zarcão universal para dar acabamento.
Caso você queira repintar uma superfície de ferro enferrujada, concentre-se apenas nas partes metálicas que apresentam o problema.
Após a secagem, lixe levemente para nivelar e aplicar o acabamento.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Como Pintar Ferro com Tinta Zarcão[/h2]
O zarcão é um primer de excelente poder anticorrosivo. Também possui elevada resistência ao atrito e à ação das intempéries. É fácil de aplicar e tem secagem rápida. Vale a pena pintar ferro com ele.
Possui ótima cobertura, rendimento, alastramento, flexibilidade, aderência e dureza.
Ele é indicado como fundo anticorrosivo na pintura externa e interna de superfícies metálicas do tipo ferrosas. Isso inclui portões, tubulações, grades, condutores, etc.
Em superfícies externas utilize sempre verniz ou esmalte brilhantes. Aliás estes produtos são mais resistentes do que os foscos ou acetinados.
Procure aplicar duas demãos, cruzando as passadas com intervalos de 8 a 12 horas. Utilize pincel ou trincha de cerdas macias, rolo de espuma ou do tipo pêlo baixo para epóxi. Ou pistola convencional.
Por ser um primer anticorrosivo e uma tinta de fundo, o zarcão exige aplicação de produtos de acabamento. Só assim o trabalho ficará perfeito.
Sempre faça a diluição com aguarrás (10%). Ao toque, a secagem ocorre em 4 horas; a secagem final, 24 horas.
[h2 type=”2″ width=””]Como Pintar Ferro: Primeiras Etapas[/h2]
A durabilidade da pintura depende de uma correta preparação e aplicação da tinta sobre o aço.
Portanto as estruturas metálicas que não receberam uma camada protetora de pintura necessitam de um pré-acabamento. Isso as deixará em perfeitas condições para receberem a tinta.
Mesmo que elas tenham recebido uma aplicação de tinta de fundo, necessitarão de uma correta limpeza. Apenas assim haverá a perfeita ancoragem da pintura final.
Faça um exame minucioso em toda a sua superfície. Veja se há produtos contaminantes nas áreas que serão pintadas.
No caso de contaminação por produtos gordurosos, remova-os com produtos indicados para esse fim.
Quando houver pontos de ferrugem e com carepa, escove com uma escova de aço. Depois lixe aparecer o branco do metal.
É importante que a pintura seja feita logo após a limpeza. Logo não limpe num dia e pinte no outro – principalmente se você está perto do mar. O ar salino inicia imediatamente a corrosão do aço.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Preparação das Tintas para Pintar Ferro[/h2]
Ao iniciar a preparação das tintas tenha o cuidado de homogeneizar o conteúdo da lata demoradamente.
Isso vale para as do tipo monocomponentes (somente diluídas) ou bicomponentes (catalizadas). Só em seguida acrescente os demais componentes.
Se forem tintas bicomponentes, tenha muito cuidado na hora de agitar. Assim o catalizador e a tinta ficarão uniformemente misturados, protegendo o metal para valer.
[h2 type=”2″ width=””]Possíveis Problemas e suas Causas[/h2]
Se você preparar a tinta conforme recomendações técnicas e o equipamento estiver funcionando corretamente, só haverá problemas de aderência se a superfície não estiver adequadamente limpa. Ou se o ferro estiver úmido.
Acima de tudo, não o pinte se apresentar alto aquecimento solar. Isso apenas causará bolhas na tinta depois de aplicada.
Da mesma forma, na preparação da tinta (catálise), fique de olho nos percentuais de mistura de ambos os componentes. Que tal conferir as orientações do boletim técnico que acompanha o produto?
Quando essas misturas são feitas de forma desigual, a película final poderá ficar maleável ou dura demais. Consequentemente levará à fragilidade e o início da ferrugem do aço.
Para todas as tintas catalisadas há um tempo de vida útil sob uma temperatura de 25ºC.
A exposição da tinta ou do equipamento ao sol causará uma reação muito rápida na catálise do produto.Isso poderá provocar, por exemplo, o entupimento da mangueira e a perda na qualidade da tinta aplicada.
Tanto a tinta como o equipamento devem ficar abrigados em lugar que haja sombra.