Como Pintar Azulejos

Escrito por

Você pretende dar uma nova cara a um ambiente revestido de azulejos – um banheiro ou cozinha, por exemplo – mas quer evitar o quebra-quebra de uma obra?

Uma boa notícia: você não precisa comprar novos azulejos e encarar uma reforma dispendiosa. Há tempos é possível cobrir as peças com tintas especiais.

É possível, inclusive, escolher manter os relevos das peças e do rejunte ou transformar a superfície numa parede comum, deixando-a completamente lisa.

Tintas para azulejo são bastante resistentes e não descascam – assim, não apenas colorem o revestimento mas também o protegem.

A seguir damos todas as dicas para uma pintura bem sucedida, chegando ao resultado que você imagina.

Tintas Indicadas para Pintar Azulejos

pintar azulejosAté o início do milênio era muito difícil encontrar tinta especial para cobrir azulejos. A tinta automotiva era utilizada para esse fim.

No entanto a prática de renovar o ambiente através da pintura de azulejos se tornou tão popular por sua simplicidade e economia que hoje o mercado dispõe de uma boa variedade de produtos.

Tratam-se de tintas epóxi que podem ser à base do próprio epóxi (ou seja, diluível com solventes, oferecendo resistência máxima), epóxi à base de água (diluível com água) ou tinta acrílica (também diluível com água).

A tinta epóxi à base de água pode ser monocomponente (que já vem com catalisador para aumentar a aderência do produto ao substrato) ou bicomponente (necessita da adição do catalisador).

O catalisador é importante, pois, dependendo dele, a tinta poderá ou não ser aplicada em azulejos localizados em áreas sujeitas à umidade – o interior de um box, por exemplo.

A tinta Epóxi Catalisável, da Lukscolor, por exemplo, oferece o catalisador tipo amida para áreas secas e o tipo amina para locais úmidos.

Já a Suvinil Epóxi Tinta bicomponente e a Wandepoxy, da Corla Epóxi bicomponente, vendem as duas partes – tinta e catalisador – separadamente.

Tintas bicomponentes requerem uma pausa de 20 minutos depois de preparadas; só então podem ser utilizadas. São muito resistentes, mas podem amarelar quando a cor é clara, além de possuírem cheiro forte.

Além disso, se a bicomponente for a sua opção, considere chamar mão-de-obra especializada para pintar os azulejos: ela é mais difícil de lidar.

Portanto para áreas úmidas as opções são tintas epóxi com base epóxi ou água – mas procure especificações na embalagem. A Suvinil, por exemplo, possui uma tinta esmalte epóxi resistente à água.

As tintas epóxi monocomponentes possuem maior variedade de cores, que ficam estáveis, sem sofrer variações, e odor fraco. Elas ficam restritas a áreas secas, assim como as acrílicas para azulejos.

Pintura de Azulejos: Mantendo ou Cobrindo Relevos

pintar azulejos

Muitos azulejos possuem desenhos que quase sempre envolvem relevos.

Na hora de pintá-los você poderá cobrir as cores da estampa e manter os relevos e rejuntes – ou elaborar uma parede completamente lisa, como uma de alvenaria.

O melhor rolo para pintar azulejos é o de lã de carneiro ou uma brocha.

Evite o amarelo de poliéster: ele não espalha a contento sobre a cerâmica e não cobre os rejuntes.

Para receber a tinta, os azulejos e os rejuntes devem estar bem limpos, sem nenhum traço de sujeira ou gordura.

Possíveis furos devem estar cobertos com massa acrílica.

Pintura com Relevo Aparente

pintar azulejosPrepare a tinta para azulejos rigorosamente de acordo com as instruções do fabricante.

Passe a primeira camada como se a superfície fosse lisa, ou seja, direto, incluindo os rejuntes. Não pinte azulejo por azulejo.

Aguarde o tempo de secagem. Em seguida, passe uma lixa fina para deixar a superfície bem lisa e retire o pó com pano seco.

Aplique a segunda demão e, caso o azulejo tenha desenhos de cores fortes, passe ainda uma terceira camada de tinta.

Pintura para uma Parede Lisa

Esta técnica transforma sua superfície de azulejos numa completamente lisa.

Após limpar os azulejos, cubra-os com uma camada de massa acrílica (a corrida não adere à cerâmica). A secagem pode durar de um a dois dias, dependendo do clima.

Os espaços do rejunte podem contrair. Se isso ocorrer, passe nova camada de massa acrílica.

Passe lixa fina, retire o pó com pano seco e aplique a tinta de sua preferência, que não precisa ser especial para azulejos.

A vantagem da massa acrílica é que ela é resistente à água.

Manutenção do Azulejo Pintado

azulejos banheiroTintas para azulejo são resistentes e as superfícies cobertas com elas podem ser limpas com água, sabão neutro e um pano macio.

Desta forma elas não descascam e as cores ficam preservadas.

Nunca utilize produtos abrasivos, escovas grossas ou palhas de aço: isso poderá danificar a pintura.

Se mesmo a opção de pintura ainda for cara para o seu orçamento, procure saber sobre revestimentos de cerâmica ultrafina que podem ser aplicados sobre azulejos.