Como medir corrente alternada?

Escrito por

Executando medição de Corrente Alternada (ACV)

 

1- Para medições elétricas temos que ter uma referência já que existem diversas grandezas elétricas, como amperagem, resistência, corrente alternada, contínua, etc.

Como o multímetro tradicional não consegue identificar sozinho que grandeza queremos medir, temos que passar a ele esta informação inicial.
No caso, já sabemos que o queremos é saber a voltagem de uma tomada, ou seja, medir a corrente alternada (ACV).

2- Identificado o campo correto no multímetro para tal medição (ACV), temos que dar a última ajuda ao multímetro , que será marcando o valor aproximado da voltagem que se quer averiguar.

No multímetro em questão, os campos para medição de voltagem de energia elétrica alternada (ACV), são mostrados em duas opções: 200 e 750, que representam 200v e 750v respectivamente.

3 – Se a região a ser analisada trabalha com 220v, posicione o multímetro em 750v, se a região trabalha com 110v, posicione o multímetro em 200v para fazer a medição conforme foto abaixo.

Tendo compreendido isto e com o multímetro em off (desligado), introduza em qualquer ordem as ponteiras em cada um dos orifícios da tomada e gire o ponteiro do multímetro até a posição mais apropriada.

Sempre segure as ponteiras pelos cabos plásticos.

Notas:

Posicionar o multímetro em 200 para medir uma região que já se sabe que é 220v, a princípio não tem problema, mas não é aconselhável para o bom funcionamento do multímetro.

Caso não saiba se uma tomada é 220v ou 110v, coloque o ponteiro do multímetro no valor mais alto de marcação de corrente alternada (ACV), no caso, 750v, e desça depois para 200v se ele apresentar valor próximo à 110v.

O valor mostrado sofrerá alterações e nem sempre marcará exatamente 220v ou 110v – pois energia elétrica residencial geralmente oscila, e sofre variações leves, picos e quedas.

Os valores mostrados no display serão a voltagem daquela tomada e/ou da casa/prédio/cidade/estado.

 Videos: Como usar o multimetro – 1 e 2

 

fonte:GuiaPraticodeAterramento