Como limpar um piso ceramico, após o assentamento?

Escrito por

Como limpar um piso ceramico …

Pós assentamento do piso… e limpeza!

Logo após secagem inicial da argamassa, deve-se remover o excesso com pano, esponja ou estopa úmidos.

Depois de transcorrido mais algum tempo, quando a massa já estiver quase dura, frisar (fundando um pouco a massa ) as juntas, obtendo assim acabamento liso e regular.

Esta operação pode ser feita com instrumentos de madeira, desenhados especialmente para esse fim, ou com auxílio de cabos elétricos dobrados.

Limpar novamente com estopa ou pano secos, para remoção de quaisquer resíduos de argamassa aderidos sobre o revestimento cerâmico.

- Parte 1

Esta é a operação final e tem a finalidade de eliminar resíduos de argamassas ou outros materiais usados no processo de assentamento.

A argamassa de rejunte que ficar aderida sobre as peças cerâmicas deve ser removida durante as operações de rejuntamento, para evitar seu endurecimento.
Porém, a limpeza final dos pisos só deverá ser efetuada duas semanas após o rejuntamento.

O piso deve então ser escovado (escova ou vassoura de piaçaba) com água e um detergente neutro, sendo em seguida enxaguado abundantemente.

A limpeza de revestimentos com ácido é contra-indicada, pois pode prejudicar tanto a superfície da peça cerâmica, o rejunte e a armadura do concreto que serve como base.
Entretanto, quando for necessária a limpeza com ácido, deve-se usar uma parte de ácido para dez partes de água.
Neste caso, deve-se proteger previamente com vaselina os componentes susceptíveis de ataque pelo ácido.

Após a limpeza, que deve ser feita com água em abundância, utiliza-se uma solução neutralizante de amônia (uma parte de amônia para cinco partes de água) e enxágua-se com água em abundância.

Finalmente enxuga-se com um pano, para remover a água presente nas juntas

- Parte 2

1. O rejunte seca em apenas 15 minutos e começa a endurecer em 2 horas após a sua preparação. estes representam os tempos mínimo e máximo para limpeza.

2. A Neostone vem com cera protetora, que foi desenvolvida especialmente para protegê-lo dos efeitos que a sujeira da obra pode lhe causar, recomendamos que assente todo o produto primeiro, rejunte-o retirando todo excesso com o auxílio de uma esponja úmida, macia e limpa, e posteriormente faça a limpeza para a remoção da cera e dos resíduos de argamassa e rejunte.

O que significa o termo limpabilidade

Apesar de não ser uma palavra de uso corrente, Limpabilidade é a facilidade com que se elimina a sujeira da superfície cerâmica, e está estreitamente relacionada com a estrutura superficial (rugosidade) da tipologia em questão.

Produtos rústicos com uma superfície marcada com altos e baixos relevos exigem uma maior frequência e intensidade na sua manutenção que os produtos naturais ou polidos.

Limpeza final de obra

Como citado anteriormente é importante evitar o acúmulo de resíduos de assentamento e rejuntamento.

Caso seja necessária uma limpeza mais agressiva nunca utilize ácidos, pois a superfície do revestimento poderá ser atacada irreversivelmente.

Para a limpeza em final de obra utilize Adimax Removedor e para porcellanato polido utilize Limpeza Total, ambos da marca Eliane Argamassas.