Como instalar fios eletricos?

Escrito por

Dicas importantes, que devem ser respeitadas na hora da instalação da fiação!

* A bitola dos condutores e cabos, bem como o número de condutores instalados em cada eletroduto, deve obedecer as especificações de projeto.

* Executar a enfiação somente após estarem concluídos:
- revestimentos de paredes, tetos e pisos;
- impermeabilização ou telhamento da cobertura;
- colocação das portas, janelas e vedações (que impeçam a penetração de chuva);
- rede de eletrodutos e colocação das caixas de derivação, ligação ou passagem convenientemente limpas e secas internamente por meio de bucha embebida em verniz isolante.

* Não permitir a instalação de condutores e cabos isolados sem a proteção de eletrodutos ou invólucros, quer a instalação seja embutida, aparente ou enterrada no solo.

* A fim de facilitar a enfiação,” usar talco como lubrificante”.

* Não permitir emendas de condutores dentro dos eletrodutos; executá-las somente dentro das caixas de derivação, ligação ou passagem.

* O desencapamento dos fios para as emendas deve ser cuidadoso para não haver rompimento.

* Executar as emendas e derivações dos condutores de modo que assegurem resistência mecânica adequada e contato elétrico perfeito e permanente; o isolamento das emendas e derivações deve ter características no mínimo equivalentes às dos condutores utilizados.

* Fazer as emendas de cabos de bitola igual ou superior a 16mm².

* Não instalar nenhum cabo ou condutor nu dentro de qualquer tipo de eletroduto, incluindo-se o condutor de aterramento.

* Não passar os condutores por dentro de dutos destinados a instalações não-elétricas (dutos de ventilação, exaustão, etc.).

* As curvas realizadas nos condutores e cabos não devem danificar a sua isolação.

* Cabos utilizados em instalações subterrâneas não devem sofrer esforços de tração ou torção que prejudiquem sua capa isolante.

* Nos casos de instalação de condutores ligados em paralelo, bem como instalações, emendas e derivações realizadas dentro de caixas, quadros, etc., observar as prescrições da norma NBR-5410.

* Nas ligações dos condutores a chaves, disjuntores e bases fusíveis, utilizar terminais apropriados.

* As ligações dos condutores às enfiações das luminárias, principalmente as de lâmpadas fluorescentes, projetores da quadra de esportes e luminárias externas, devem ser feitas por meio de conectores com isolação plástica.

Fonte: consfde.edunet.sp.gov.br