A alvenaria

A construção em alvenaria nada mais é que uma montagem de blocos interligados por massa de cimento.

Para levantar uma parede temos duas coordenadas básicas, uma linha horizontal (nivela no comprimento) e outra vertical que nivela a inclinação (em relação á base “prumo”).



Antes da construcão das paredes é ideal que o piso já tenha as canalizações. Mas as paredes tambem podem ser feitas diretamente encima das cintas, colocando-se a canalização (hidraulica e eletrica) e o piso propriamente dito, depois.

Como fazer a parede


O assentamento dos tijolos guia (das pontas) tem de ser feito com cuidado, deve-se tirar o prumo encostando a parte de cima na parede ( a distancia da parte de baixo do prumo em relação á parede deve ser sempre a mesma, se não for a parede estará tombando para dentro ou para fora) .

 

O “prumo” deve ser sempre checado nos dois tijolos guia e no centro da fiada.

Colocar a linha, é estica-la entre os dois primeiros tijolos.

Amarre um prego numa ponta da linha de nylon, enfie na massa fresca embaixo do primeiro tijolo, estique com cuidado e passe pela quina de trás e de cima deste mesmo tijolo.

Estique até o outro tijolo, passe pela quina atrás e encima deste segundo tijolo, amarre um outro prego e enfie na massa mole deste mesmo tijolo.

A linha deve ficar suficientemente esticada para que não faça barriga.

 

Os tijolos (depois de levarem massa nas laterais) devem ser colocados um a após o outro encima da massa já colocada para recebe-los.
Assim como os dois primeiros tijolos, os outros devem quase encostar a quina traseira superior na linha.