Um dos problemas mais comuns na decoração é a falta de espaço nos cômodos, em especial o quarto. Então como fazer um quarto parecer maior?
Quem mora em apartamento ou em uma casa pequena provavelmente deve sofrer com um quarto pequeno.
Não há uma mágica que irá fazer com que o cômodo ganhe espaço, mas algumas dicas de decoração e truques de ilusão visual podem transformar o quarto pequeno, otimizando o espaço e dando uma sensação de amplitude ao ambiente.
Use cores claras para sensação de ampliação para o quarto pequeno
Um dos truques mais comuns para se usar em cômodos pequenos é o uso de cores claras.
Os tons claros criam uma ampliação no espaço, já que a cor recebe mais iluminação deixando o ambiente mais arejado.
Você pode criar uma paleta de cores com tons como branco, creme e off white com tons suaves como os famosos pastéis.
Mas caso você não queira abrir mão dos tons escuros, não há problema. Fazendo uma boa combinação desses tons com cores neutras o efeito de amplitude funciona, fazendo com que o quarto pareça maior do que realmente é.
Outra opção de usar tons escuros é nos itens decorativos como almofadas, quadros, cortinas e até mesmo nos móveis.
Listras na decoração para fazer o quarto parecer maior
Alguns truques ajudam a criar uma ilusão visual de amplitude, o caso das listras. Elas podem deixar o ambiente com aspecto mais longo ou mais alto, dependendo da forma que é usada.
Uma opção de usar as listras é na parede, com pintura ou usar papel de parede.
Mas há outras formas de incluir as listras na decoração sem ser na parede. Para quem preferir, as listras podem estar presentes em um tapete ou até mesmo no jogo de cama.
Parede espelhada para ilusão de profundidade
Outra forma de fazer com que um quarto pequeno pareça maior é usar espelhos.
Esse método faz o quarto parecer maior e mais aberto, dando uma ilusão de profundidade. O espelho reflete a luz natural e artificial, colaborando em um ambiente mais iluminado.
Você pode usar uma parede toda espelhada, ou até mesmo um espelho grande como cabeceira. Para o efeito de refletir a luz, uma opção é colocar o espelho perto da janela.
Organize o espaço do quarto
Para que o quarto parece maior, uma dica é organização.
Como é um cômodo menor, pode ocorrer o acúmulo de objetos e itens no ambiente. Quanto mais bagunçado e desorganizado estiver o quarto, maior é a sensação de claustrofobia e de redução do ambiente.
Em casos de quarto pequeno, uma opção é seguir um estilo minimalista, excluindo os acúmulos que não possuem utilidade para o ambiente. Também é necessário organizar os móveis respeitando a circulação do cômodo.
Ao deixar que a passagem do ambiente fique comprometida por algum móvel ou acessório, o quarto fica com o aspecto ainda menor, além de prejudicar a locomoção no local.
Mantenha o cômodo sempre organizado, com uma decoração sem muita informação, assim o ambiente não fica poluído e permite uma maior sensação de espaço.
Janelas são ótimas opções para quarto pequeno
O quarto pequeno pode não ser convidativo por apresentar um espaço claustrofóbico. Além da arrumação e o uso de cores claras, outra forma de trazer uma ilusão de espaço é com janelas.
Diferente dos outros métodos, a janela é mais trabalhosa e com um custo maior para o quarto, porém, é um gasto que vale a pena em um ambiente fechado.
A janela ajuda na circulação do ar, deixando o quarto arejado e refrescante.
Ela também traz uma ilusão de profundidade, fazendo com que o quarto pareça ser maior. Outro benefício de uma janela em um cômodo pequeno é que ela é essencial para quem quer usar a iluminação natural.
Escolher os móveis corretos para o cômodo
Como é um espaço reduzido, a escolha dos móveis deve ser bem pensada para evitar que o local seja comprometido.
O primeiro passo é comprar móveis que caibam no cômodo, como é um ambiente pequeno, o ideal é que os móveis não sejam grandes e nem pesados.
Lembre-se de ter as medidas do quarto, assim, você tem como planejar como os móveis devem ser colocados além de evitar a compra de um móvel muito grande que vá prejudicar a circulação do ambiente.
Para criar uma ilusão de espaço no quarto, evite colocar o móvel contra a parede, ao invés disso, deixe um pequeno espaço entre o móvel e a parede.
Essa forma faz parecer que o quarto é maior. Outra forma de usar os móveis para fazer o quarto parecer maior é optado por móveis baixos, deixando o espaço de cima livre e ajudando na circulação do ar.
Uma opção é escolher móveis com pernas à mostra, ao invés dos que são colocadas diretamente no chão.
Assim, esses móveis ajudam na circulação da luz e do ar, ajudando a criar um ambiente arejado e que aparenta ter um espaço maior, criando a ilusão de amplitude para o quarto.
Iluminação é fundamental para quem quer uma ilusão de amplitude
A iluminação interfere diretamente na nossa percepção de espaço. Quanto menos acesso de luz tem um ambiente, menir ele parece aos nossos olhos.
Então se você precisa uma ilusão de amplitude em um quarto pequeno, você deve usar a iluminação ao favor do cômodo.
Tanto a luz natural como a luz artificial são fundamentais para que o quarto pareça maior. Use a janela durante o dia aberta, puxe as cortinhas e deixe a luz natural entrar no ambiente.
Em casos de quarto que não possuem janelas, uma opção é as claraboias, que são instaladas no teto e permite um maior acesso à luz natural do que a janela convencional, além de maior arejamento no ambiente.
Já a luz artificial, prefira usar várias fontes de luzes ao invés de somente uma fonte. Coloque lâmpadas espalhadas pelo cômodo como as embutidas no teto. Pendentes e abajur são outras formas de incluir iluminação no ambiente.
Procure móveis multifuncionais
Para quem carece de espaço, qualquer mínimo espaço é um verdadeiro presente. Pensando em situações como essa, o mercado oferece móveis que oferecem mais do que sua função original, o que pode ser bem benéfico para o cômodo pequeno.
Um dos clássicos móveis multifuncionais é a cama com baú, que uso o espaço debaixo da cama como uma forma de um baú para um armazenamento oculto. Não interfere no espaço e nem na decoração do ambiente, mas é um espaço a mais para a organização do quarto.
Outra opção são os pufes com espaço interno para armazenação, e para quem precisa de um espaço de home office, prefira uma mesa retrátil, assim, após o uso, o espaço fica livre novamente.
- Veja também: Como limpar o novo imóvel antes de fazer a mudança
Use o espaço vertical do quarto
Uma forma de fazer um quarto parecer maior é usando o espaço vertical. Decoração e alguns móveis podem ser usados nesse espaço, deixando o cômodo com maior liberdade de circulação.
Prateleiras são a melhor forma de usar o espaço vertical, servindo como decoração, ao mesmo tempo que é usada para armazenamento.
Quarto com móveis planejados
Um problema de quarto pequeno é a disposição dos móveis. Como possuiu um tamanho reduzido, não é sempre que se encontra um móvel que ficará bem distribuído no cômodo sem afetar o espaço de circulação.
Para não correr o risco de comprar móveis maiores do que o ambiente e aproveitar de forma funcional o espaço, a melhor opção é recorrer aos móveis planejados.
Esses móveis são mais caros do que os convencionais, mas para um ambiente reduzido, sem dúvida é uma opção a ser pensada.
Além de distribuir os móveis na proporção certa no espaço disponível, os móveis planejados podem ser colocados embutidos, o que otimiza o espaço.
Os móveis planejados também permitem uma personalização do cliente, o que pode agradar quem busca por exclusividade.
- Veja também: Segredos do interior luxuoso: 6 maneiras de dar ao interior uma aparência cara
Escolha uma cama para o quarto pequeno
A cama é o principal móvel para um quarto, mas com a falta de espaço do cômodo, alguns detalhes podem influenciar na busca por fazer o quarto parecer maior do que realmente é.
Para não prejudicar na ampliação do espaço, na hora de escolher a cama você deve levar em conta alguns detalhes.
Cuidado ao escolher o tamanho da cama, um tamanho grande pode prejudicar na circulação do cômodo além de deixá-lo muito apertado.
Evite camas com estruturas grandes e acompanhadas de acessórios, por ser um móvel muito grande, não há a necessidade de outros elementos conjugados a ela.
Prefira uma cama baixa, ou até mesmo aquelas que são colocadas diretamente no chão. Assim, o efeito de amplitude é preservado.
Para quem segue um estilo mais despojado, uma boa aposta é a cama suspensa. Essa forma de usar o móvel garante um grande aproveitamento de espaço. Outra opção é a cama reclinável ou o sofá-cama, que só precisa de espaço durante o momento em que o móvel está em uso.
Existem várias formas de usar a cama para ganhar mais um pouco de espaço no quarto, o importante é garantir o conforto de quem usa o cômodo.