Como Fazer ou Melhorar a Iluminação da Casa

Escrito por

 

Uma iluminação acolhedora muda a atmosfera do ambiente.

Saiba como tirar partido desse recurso para transformar a sua casa num lugar ainda mais confortável e agradável de se estar.

Iluminação de Entradas, Corredores e Escadas

iluminação da casa - corredor da do apto

iluminação da casa – corredor da do apto

Quando os convidados chegam, você quer que a primeira impressão seja convidativa.

Apenas mudando as lâmpadas em sua entrada você pode criar uma atmosfera aconchegante – uma forma irresistível de dar boas vindas.

Corredores e escadas devem ser iluminados tendo em mente tanto o aspecto decorativo como o de segurança.

Aumentando os níveis de iluminação, os degraus tornam-se mais seguros. Lembre-se que são neles que muitos acidentes domésticos acontecem.

Nos dias de hoje não se utiliza mais lâmpadas incandescentes. Elas deram lugar às fluorescentes e LED, que são mais econômicas, ecológicas e duradouras.

Use-as no topo de sua escada para proporcionar uma generosa iluminação nos degraus, tornando mais fácil ver cada passo.

Freqüentemente corredores inadequadamente iluminados podem ser tornar mais brilhantes e mais convidativos simplesmente trocando a lâmpada por outra que proporcione mais luz por watt.

“Night-lights” são modos rápidos e fáceis para tornar os corredores seguros tanto para os jovens como para os mais velhos.

Se sua entrada for adjacente à sala de estar ou de jantar, assegure-se que a iluminação é de intensidade semelhante, de modo que os ambientes se misturem como se fossem um só.

É um modo simples de aumentar o tamanho de sua entrada e atrair os convidados para dentro dos outros ambientes de sua casa.

Jogos de Luzes para Salas de Jantar e Estar

iluminação da casa - sala de estar

iluminação da casa – sala de estar

Elegante ou informal, você pode decorar sua sala de jantar para criar uma atmosfera mais graciosa ou um ambiente relaxado usando diversos estilos de iluminação.

Lustres cintilantes, luminárias pendentes ou “downlights” – qualquer que seja o estilo de sua luminária, o foco principal deve estar sobre a mesa.

Lâmpadas decorativas com forma de vela irão trazer um estilo romântico em candelabros tradicionais nas paredes ou na mesa de jantar.

Mantendo-as ligeiramente “dimerizadas”, usando um “dimmer” de parede, se produz um elegante toque de luz que agrada fácil aos olhos.

Iluminação suplementar de luminárias de parede, piso ou teto devem ter temperatura de cor “mornas”, destacando a comida e os convidados.

Lâmpadas com bulbo branco de todos os tipos eliminam as sombras marcantes e o ofuscamento.

Os interiores contemporâneos atuais freqüentemente usam iluminação halógena em luminárias pendentes sobre a mesa. Estas fontes luminosas fazem as porcelanas e as pratarias brilharem e aumentam o seu apetite.

O “buffet” pode ser iluminado com refletores no teto com uma seleção de tradicionais lâmpadas incandescentes ou iluminação halógena.

Contudo, o seu esquema de iluminação deve iluminar a sala inteira, acentuando sua exclusiva personalidade.

Abajures de mesa e piso são excelentes fontes para iluminação de ambientes.

Use lâmpadas que forneçam luz suficiente e suave próximas dos seus locais favoritos de leitura.

A iluminação de destaque, ideal para pinturas, esculturas e outras peças de arte, é melhor obtida com projetores e iluminação dirigida.

Muitas opções estão disponíveis, desde as lâmpadas refletoras comuns até as lâmpadas PAR20, MR16 ou halógenas tipo palito, que proporcionam luz branca e brilhante, destacando as cores.

Nos ventiladores de teto são recomendáveis as lâmpadas Ventilux, com filamento reforçado para resistir à vibração.