CHAPISCO na parede. O que é, como deve ser feito?

Escrito por

Como aplicar o chapisco !

 

 

O chapisco deve ser dado arremessando a mistura contra a parede com a colher de pedreiro com uma certa força de modo que que esta penetre e se fixe no substrato.
24 horas após feito o chapisco pode-se iniciar o emboço usando uma argamassa na proporção 1:5 de cimento:areia com 1/2 de cal ou um plastificante na proporção recomendada pelo fabricante.

B) Para o chapisco deve ser utilizada uma mistura 1:2 ou 1:3 de cimento:areia.

A espessura do emboço deve ter no máximo 20 milimetros.

Caso seja necessária maior espessura, dar duas ou mais camadas da 10 a 15 milimetros observando um tempo de cura (ideal é 7 dias) entre as camadas.

A execução do revestimento pode ser simplificada pelo uso de argamassa industrializada. Essas argamassas são pré-misturadas pelos
fabricantes e deve-se apenas acrescentar água no proporção definida na embalagem para uso na obra.
Alguns desses produtos permitem o uso de uma camada única.

C) A camada de chapisco deve ser o mais fina possível:

1 lata de cimento
3 latas de areia fina
Rendimento por lata de cimento 30m² de parede

O chapisco será sempre exigido como base para revestimento de qualquer tipo de bloco, executado com argamassa no traço 1:3, empregando-se areia grossa.

Quando indicado pela escola, será utilizado chapisco de peneira no traço 1:3, cimento e areia média ou fina, para ser usado em muros.

Tipos de aplicação

Na preparação dos chapiscos recomenda-se evitar a utilização de cimento de alto forno (CP III) ou pozolânico (CP IV)

Pelo fato do chapisco ser aplicado em fina camada, ocorre rápida evaporação de água de amassamento, não havendo tempo para as reações de hidratação da escória e da pozolana.


.Se os serviços forem executados corretamente, as três formas de aplicação, rolo, colher e desempenadeira, apresentarão bom desempenho quanto à aderência nas estruturas de concreto.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Brock Builders