Como Escolher uma Ducha Higiênica

Escrito por

O velho bidê caiu mesmo em desuso. Os que sobraram fazem parte de imóveis mais antigos. Por conta dos banheiros cada vez mais reduzidos em residências mais recentes e por sua grande praticidade, a ducha higiênica ganhou a preferência dos consumidores. Fique por dentro dos diferentes modelos e como instalar esse acessório indispensável para completar o asseio.

Modelos de Ducha Higiênica

Todos os modelos de ducha higiênica cumprirão o mesmo papel. No entanto você poderá escolher as mais comuns, com jatos de água fria, e aquelas que podem ser reguladas para também oferecer água aquecida.

ducha eletricaEste funciona como um chuveiro elétrico: apresenta um gabinete com a regulagem de temperatura, que esquenta a água imediatamente.
Também é possível projetar o encanamento da ducha higiênica para receber água do boiler ou aquecedor à gás.

De todo modo, o importante é que o chuveirinho seja de boa qualidade. Busque por marcas conhecidas pela qualidade: assim, o risco de rompimento da mangueira de borracha ou vazamentos diminui muito.

As duchas íntimas são tão frequentes que, assim como os outros metais do banheiro, está ganhando cada vez mais design diferenciado, com torneiras, mangueiras, gatilhos e ganchos elegantes.

Falando em gancho, não dispense essa peça. Escolha duchas que venham com um. Ela deve ficar pendurada com segurança e não enrolada em contato com o piso.

Planejando a Instalação do Chuveirinho no Banheiro

É fundamental saber por onde passam os canos na parede aonde será instalada a ducha higiênica.

Primeiro porque é necessário que a saída de água fique bem próxima ao vaso sanitário. Segundo porque você deverá furar a superfície para instalar o acessório, e não poderá atingir a tubulação.
Caso você opte por uma ducha higiênica elétrica, também deverá contar com tomada na mesma proximidade.

duchaSe nenhuma dessas fontes estiverem disponíveis próximas ao vaso sanitário, aí sim você terá que quebrar a parede e adaptar as tubulações. No caso de uma ducha de água fria, você ainda terá a opção de instalar um modelo acoplado ao vaso sanitário, evitando o quebra-quebra.

Por último, meça a distância desses pontos de alimentação até o vaso. Isso permitirá que você providencie uma mangueira com o comprimento correto. A medida média fica em torno de 1m20cm.

Outro aspecto a verificar é se a pressão da água do banheiro está bem balanceada. Se for forte demais, você deverá fechar a torneira da ducha depois do uso.

Como Instalar Duchas Higiênicas

Observados os aspectos citados anteriormente, o seu chuveirinho deve vir com todas as peças necessárias à instalação. Isso inclui um registro, um engate flexível, um gatilho e dois anéis de vedação.

Antes da instalação, feche o registro geral de água do banheiro utilizando uma fita Veda Rosca. Em seguida, encaixe um anel de vedação na ponta do engate flexível e o outro na ponta do registro.
Rosqueie bem os dois lados e abra o registro. Assegure-se de que não há vazamentos.

No caso da ducha elétrica, siga os passos informados no manual do produto. Cada marca possui pequenas variações. O importante é que a fiação elétrica do chuveirinho seja independente da do chuveiro elétrico, se for o seu caso.