Mesmo ainda desabitado, seu terreno precisar estar sempre em dia. Ou seja, bem cuidado, sem mato alto ou entulho. Isso beneficia um possível início de construção e demonstra respeito aos vizinhos, que podem sofrer com mosquitos, animais peçonhentos e a proliferação de doenças. Veja a seguir como manter o mato alto sob controle.[clear]
Vale lembrar que a limpeza de terreno consta do plano diretor das cidades. Além dos fatores já citados, terenos com mato alto podem, ainda, se tornar esconderijo de vândalos.
[h2 type=”2″ width=””]Cortando o Mato Alto com Enxada e Foice[/h2]
Eis o método mais antigo de eliminação do mato alto. Era usado na lavoura para controle de pragas, e ainda hoje para cortar e derrubar árvores.
Como exige muita força para manejá-los, empregue-os apenas no caso de terrenos pequenos e com a terra mais macia. Evite-os se existirem pedras no terreno.
No entanto se um terreno maior estiver extremamente impregnado, você deverá apelar para ele de qualquer forma na fase inicial do trabalho.
[h2 type=”2″ width=””]Aparador de Grama e Roçadeiras[/h2]
Se você tiver a habilidade para manejar a roçadeira, ela poderá enfrentar um mato alto sem todo o esforço necessário à enxada e a foice.
Aqui, o terreno poderá até apesentar pedras, mas deverá ser plano, e o mato não pode ser demasiado denso.
Jamais dispense capacete, óculos e luvas para operar a roçadeia.
Se o mato não estiver tão alto e tão denso, utilize um aparador de grama. Ele não é caro e é bem eficiente. No entanto, por ser elétrico, precisa de tomada sempre próxima. Então é possível que ele não alcance algumas partes da área.
Ainda mais potente é a roçadeira lateral. Ela trabalha como o aparador, mas é muito maior e resistente.
Se sua grama estiver bem alta, densa e apresentar outros tipos de capim para eliminar, ela é a saída perfeita. Até porque funciona à gasolina e assim pode cobrir toda a extensão do terreno.
O cortador de grama de empurrar é um dos mais conhecidos, mas ele ainda não é páreo para um mato alto e grosso. Para áreas grandes ou de difícil limpeza, pode ser considerado um trator ou máquina de terraplanagem.
[h2 type=”2″ width=””]Herbicidas[/h2]
Herbicidas são como inseticidas, só que para plantas. Ou seja, esses produtos as matam.
O grande problema é que trata-se de uma alternativa química que poderá contaminar o solo a médio prazo. Poderá dificultar o crescimento de outras espécies posteriormente.
O herbicida é proibido em áreas perto de nascentes ou cursos d´água.
Se for realmente a sua alternativa, saiba que o produto começará a fazer efeito em apenas uma semana.
[h2 type=”2″ width=””]Contrate Mão-de-Obra Especializada[/h2]
Lembre-se sempre de que existe mão-de-obra disponível para eliminar o mato alto com eficiência. Procure-a. O custo vai variar de local e pelo tamanho da área a ser limpa.
O ideal é que o pessoal a ser contratado já conte com o equipamento que será usado. Caso contrário, cogite pedir emprestado ou alugar um.
[h2 type=”2″ width=””]Nunca Use Fogo para Eliminar Mato Alto[/h2]
A utilização do fogo para eliminar o mato alto é terminantemente proibida. Inclusive pela lei.
O fogo sempre pode ficar fora de controle e acabar destruindo o entorno do seu terreno, além de colocar a vida de terceiros em risco. Uma tarefa aparentemente simples pode se tornar uma tragédia.
Além disso, ele produz muitas cinzas e fuligem, sujando as áreas vizinhas, tornando o ar mais seco e colocando em risco a saúde de pessoas mais sensíveis.