As Colas ou Adesivos!

Escrito por

 

Cola jeans: Desenvolvida especialmente para colar tecidos grossos como jeans e lonas.

Lavagem: somente após 72 horas. Não indicada para tecidos finos e claros.

Resistente a lavagens.

 

Cola permanente:  Indicada para preparação de suportes para fixação do tecido que será pintado. Também pode ser utilizada para fixar os Stencils Acrilex sobre as superfícies que serão pintadas.

Aplicação: com pincel ou rolinho de espuma, no avesso do Stencil ou diretamente sobre o suporte (fixação do tecido); espere 15 minutos antes da utilização.

Após secagem, pode ser removida com Aguarrás Mineral Acrilex.

Colas para Madeiras

Existem vários tipos de colas para madeiras , as mais utilizadas atualmente são colas de PVA ou colas brancas como também são chamadas porem tais colas não são resistentes a agua.

Baratas e não tóxicas as colas de PVA ficam transparentes após sua cura .

As colas de contato também são indicadas para colagem de madeiras ,todavia não são indicadas para regiões onde possa haver grandes esforços.

As colas instantâneas são colas muito utilizadas para a colagem de acabamentos nos moveis e produtos acabados de madeira .

Entre as colas para madeiras ,as mais usadaas atualmente são as colas de PVA devido ao seu custo baixo.

 Colas para Vidros

As colas para vidros comumente indicadas são colas uv e colas a base de metacrilato e ate mesmo os silicones .

Existem algumas diferenças entre as colas para colagem de vidros  .

As colas uv como o próprio nome diz ,necessitam de luz ultra violeta para sua cura .Porem propiciam uma colagem 100 % transparente ou seja um excelente acabamento .
Por esse motivo em industrias moveleiras e vidraçarias são muito utilizadas
.Outra vantagem das colas uv , são sua rápida cura , geralmente em menos de 1 minuto agilizando os processos de produção .

As colas uv atualmente são utilizadas em quase todos os segmentos industriais e são consideradas as colas da próxima geração.A única desvantagem seria a incidência de luz uv sobre a cola para ativar sua cura ,são colas de excelentes resistência a tração.

Quanto aos metacrilatos comumente chamados de adesivos estruturais , são colas bi componente onde existe um ativador e uma cola propriamente dita
.Essas colas tem com grande vantagens sua alta resistência a tração e grande resistência a impactos , a desvantagem é que  não permitem uma colagem 100 % transparente e possui tempos de cura maiores.

Ja os silicones não são indicados para produtos acabados , pois não propiciam um fino acabamento em vidros e não permitem grande resistência de cura . Sendo mais comumente utilizados em vedações em geral .

Colas para Metais

Existem atualmente uma gama enorme de colas para colar metais , para a escolha da melhor cola para colagem de metais existentes alguns fatores primordiais.

Como qual a resistência que se quer atingir com a colagem ?, qual a temperatura de operação? , o produto colado sofrera impactos? , qual o tempo de cura necessário ?.
As colas para metais  podem ser a base de metacrilato , o qual permite grande resistência e para elevada temperaturas.

Colas de polímeros MS , colas indicadas para colar metais onde sofrera com a intempéries ,esses polímeros permitem excepcional resistência e após sua colagem podem ser pintados e lixados .

Colas a base de cianoacrilato , ou colas intantaneas , permitem uma colagem com menos resistência e que não resiste a impactos.

Fontes: Polipox   /   Pizzani Suprimentos   /   colauv