COLAS ou ADESIVOS. Tipos de colas mais comuns!

Escrito por

 

 

Adesivos são polímeros formulados a base de resina epóxi , endurecedores e vários outros compostos que após misturados transformam-se em um produto único de características irreversíveis.

Estes adesivos foram desenvolvidos de tal forma que no momento da reação química , por polaridade, ancoragem e ligação química, fixam-se nos materiais que estão tendo contato, podendo ser materiais da mesma espécie ou materiais diferentes, fazendo com que esta solda tenha características mecânicas que permitam fazer que dois corpos transformem-se em um corpo só.

Para que isto aconteça os Adesivos tem que atender alguns requisitos:

– O coeficiente de expansão térmica dos materiais a serem colados , exemplo do vidro e cobre que ao absorver calor distendem-se de forma diferenciada.

– O ataque químico que sofrerá a peça a ser colada

– A resistência mecânica que a peça irá sofrer e o estudo do tipo de força atuante como compressão, flexão, descascamento, cisalhamento trativo, etc.

– A resistência térmica que deverá resistir.

– Fadiga do material ( stress ), bem como o tempo de vida estimado daquela peça.

– Processo de aplicação , manual, mecanizado.

– O estado físico a ser oferecido como por exemplo líquido, sólido, e suas variações como viscosidade, tixotropia ( propriedade de não escorrer ).

 A escolha

A escolha de uma cola é muito importante.

Não pense que existem colas para todos os materiais, isto é só propaganda… escolha somente a cola indicada para o tipo de material a ser colado !

Se forem várias as marcas, escolha em função da técnica a ser usada, da duração da colagem, da resistência, e dos efeitos estéticos (transparente, sem transparência, etc.), e das condições de uso.

 Regras

Não colar se ambas as partes não estiverem, secas e sem resíduos de graxa ( material oleoso) ou poeira.

Não colar sempre que o ambiente esteja muito úmido ou muito frio. A temperatura ambiente ideal é entre 15 e 25 graus.

Ler as recomendações de fabricante e segui-las á risca, eles já fizeram muito mais experiências com a cola que nós…sabem o que dizem !

Respeitar as normas de segurança especificadas nas embalagens é fundamental !

Não esquecer que a maioria das colas são inflamáveis, algumas são tóxicas e podem irritar a pele e os olhos, trabalhe sempre em lugar ventilado e longe do fogo.

 Tipos de colas mais comuns

 

Epoxi ……………… vidro – metal – plástico – ceramica – borracha – mármore, etc.

Pva ………………… madeira – pape – tecido-ceramica-couro.

Silicone…………… vedar vidros, objetos expostos á umidade.

Celulosica………… vidro – papel – tecido – cerâmica…

Latex ……………… borracha – plástico.

video: Adesivos de Contato