O cloro entre outras propriedades tem o poder de desinfecção de águas e vem sendo usado para a cloração, na desinfecção de águas nas estações de tratamento de águas e esgoto.

O agente é o ácido hipocloroso (HClO) produzido quando dissolvido na água.

O cloro é um gás extremamente tóxico, de odor irritante e em condições normais tem a cor amarelo esverdeada.
Seu acondicionamento é em cilindros de aço e há riscos na sua estocagem e transporte.

O dicloro ou cloro orgânico

Através de pesquisas, obtiveram dicloroisocianurato de sódio.

O dicloro tem a aprovação do EPA (Environmental Protection Agency), responsável pela desinfecção das águas em solo americano.

Também a ANVISA, pela resolução RE150 de 28.05.99 liberou o uso do dicloro para a desinfecção de águas para consumo humano.

dicloro

Assim para desinfecção de águas na indústria, agropecuária, caixas d’ água e piscinas, têm se usado o dicloroisocianurato de sódio também conhecido como cloro orgânico.

O dicloro é um produto estável, pode ser usado com segurança e o fabricante assegura que não há resíduos considerados cancerígenos.

É comercializado como um sólido cristalino, é altamente solúvel em água, permanecendo por mais tempo em ação, além disto pode ser estocado.

Quando usar o dicloro ou cloro orgânico

Poderá ser usado para a desinfecção de:

a)para águas dinâmicas como para nas estações de tratamento de água, esgoto e águas residuais na indústria;

b) para águas estáticas: reservatórios, caixas d’água, cisternas, tanques de armazenamento de águas cinzas (oriundas do chuveiro, pia de cozinha e máquina de lavar).

Para reservatórios de armazenamento de águas da chuva, nos reservatórios de águas nas embarcações e águas engarrafadas.

Cloro orgânico efervescente

São apresentados em embalagens de 3 kg para uso em indústria e desinfecção de piscinas e também na forma de tabletes ou comprimidos para menor quantidade de água.

Contém basicamente um composto de sal orgânico que libera cloro, um carbonato e um bicarbonato de metal alcalino, um componente de base efervescente que também regula o pH na solução, para manter a neutralidade da água.

A concentração de cloro ativo chega até 45%, mantendo o líquido com 6,80.

Existem várias marcas no mercado, como Hth, cloro granulado 10, e Genco uso para águas de piscina.

Clor.in, cloro orgânico para uso doméstico de limpeza de caixas d’água, cisternas e desinfecção de hortaliças e frutas.

Dicas para o uso do dicloro ou cloro organico

dicloro par purificar a agua
Pastilhas de cloro orgânico ajudam a purificar a água de fonte ou riacho.

1. Para pessoas que fazem trilhas por locais sem água potável é interessante levar estas pastilhas, para purificar a água colhida em fontes, regatos ou arroios.

Basta colocar uma pastilha para cada 10 litros de água, esperar 30 minutos e poderá beber, a água estará limpa, sem perigo de contaminação por microorganismos.


2. Para uso doméstico pode ser usado para a desinfecção de alimentos crus, como frutas e hortaliças, que podem ter contaminações de fungos, bactérias e vírus, que causam doenças como cólera, leptospirose e diarréias.

Colocar um tablete num recipiente grande de até 3 litros, adiconar água e mergulhar os alimentos deixando 20 minutos. Lavar depois em água potável, retirando a água das folhas e enxugando frutas e hortaliças antes de refrigerar.

O tricloro orgânico – um algicida para piscinas

Outro produto é o Tricloro orgânico, que tem o poder algistático, clarifica as águas e elimina a matéria orgânica.

É usado para piscinas e o fabricante afirma que não forma resíduos cancerígenos de trihalometanos.

Este produto contém um estabilizador que evita que os raios solares causem a perda do cloro na água.

Seu uso em piscinas deve ter o controle de pH, para alcalinidade controlada em torno de 7,2 a 7,6, feitos com produtos apropriados. Para 30.000 litros de água são necessários 200 g de tubetes.