O cloro e sua função!

Escrito por

 

O Cloro

Para o uso doméstico ou ao lidar com alimentos em restaurantes ou hotelaria é fundamental o uso correto dos produtos que melhor combatem os agentes infecciosos presentes nas águas e verduras.

O hipoclorito de cloro e seu derivado, a água sanitária, são os produtos mais usados para tratamento da água, tratamento de poços ou cisternas, e desinfecção em geral.

Este informativo destaca o uso do Hipoclorito de Sódio e sua forma diluída, a Água Sanitária. Ambos são bastante eficientes na desinfecção de águas para consumo humano, e de seu uso por seu poder bactericida e baixo custo.

A escolha de um ou outro produto pode ser influenciada por fatores como disponibilidade dos produtos na região, quantidade utilizada e transporte.

- Cuidados

O hipoclorito de sódio é um oxidante forte, e os produtos da oxidação são corrosivos e podem queimar a pele e causar lesões nos olhos, especialmente quando usado nas suas formas concentradas.
O hipoclorito não deve ser misturado com materiais orgânicos (por exemplo, sujeiras), porque podem reagir, dando substâncias carcinogênicas.

O alvejante doméstico nunca deve ser misturado a outros limpadores domésticos, especialmente àqueles que contenham ácido, porque o resultado é a formação do gás cloro.
Também não deve nunca ser misturado com qualquer coisa que contenha amônia, porque pode-se formar gás cloramina.

A urina contém amônia; portanto, não se deve usar o hipoclorito para limpar respingos de urina.
Ambos, o gás cloro e a cloramina são altamente tóxicos.

O alvejante doméstico também reage bastante violentamente com o peróxido de hidrogênio.

- Higiene Alimentar

Lavagem de Verduras, Frutas e Hortaliças

Coloque numa bacia plástica água misturada com Água Sanitária, na proporção de 1 colher de sopa de Água Sanitária para cada litro de água.

Lave as verduras, frutas e hortaliças com água corrente em abundância, agite-as e depois mergulhe-as por 30 minutos na bacia plástica preparada anteriormente.

Lavar novamente com água de torneira para retirar a Água Sanitária.

- Água Sanitária: Higiene dos alimentos e desinfecção doméstica.
A Água Sanitária é um produto obtido pela diluição de Hipoclorito de Sódio em água, numa proporção de 1 para 5 e estabilizado com cloreto de sódio (sal de cozinha). Esse produto é destinado à limpeza, branqueamento e desinfecção em geral.

A Água Sanitária é conhecida, popularmente pelas expressões: água de lavadeira e cloro líquido, sendo comercializada junto ao consumidor final, através de marcas que chegam a definir o produto: Cândida, Globo, Q.Boa, etc.

O alvejante para uso doméstico que é vendido no mercado é uma solução de 2,0 à 2,5% de hipoclorito de sódio no momento da fabricação. A concentração varia de uma formulação a outra e diminui gradualmente com o tempo de prateleira.

A Água Sanitária contém entre 2,0% a 2,5% de cloro ativo e é estável, no mínimo, por seis meses.

Cuidado

Nunca misture o hipoclorito de sódio (2,5%) com amoníaco, nem com outros produtos de limpeza.

- Ação

Tanto o Hipoclorito de Sódio, que contém 10% a 13% de cloro ativo, como a Água Sanitária, com 2,0% a 2,5% de cloro ativo são muito eficientes no combate a doenças potencialmente transmissíveis pela água, dentre elas as febres tifóides e para-tifóides, a hepatite infecciosa e a cólera.

O combate à disseminação dessas doenças, do ponto de vista bacteriológico, consiste na desinfecção da água ou na eliminação de microorganismos patogênicos.