d) O filtro pode ser instalado tanto acima como abaixo do solo.

Caso seja instalado abaixo do nível do solo, a base deverá ser sobre terra bem firme ou ser construído um nicho próprio para que este não afunde.

Como a borda superior fica rente ao solo, a tampa do filtro deve ficar bem fechada.

A caixa para abrigar o filtro de água de chuva deve ter uma folga para as laterais variando entre 30 e 40 cm além das dimensões do filtro.

e) O elemento filtrante deve ser inspecionado e limpo regularmente.

A freqüência necessária depende das condições do local.

Recomendamos que seja de dois em dois meses antes da estação das chuvas, e mensalmente durante tal período, dado o grande fluxo de passagem de chuva.

f) O freio d’água é instalado no fundo da cisterna, sendo conectado à tubulação que vem do filtro através de um tubo de 100 mm de PVC (Fig. 25).

g) O sifão/ladrão é instalado na parte interna , conectado ao tubo de saída do extravasor da cisterna.

Importante: na instalação do sifão/ladrão, certifique-se de que o mesmo não vai girar; para isso, fixe-o bem na parede da cisterna (Fig. 25).

O sifão/ladrão deve sempre estar instalado a 5 cm de desnível em relaçãoà entrada de água no reservatório (Fig. 25).

h) Para recalcar a água da cisterna, deve-se usar uma bomba (não inclusa no kit) que estará conectada no conjunto bóia-mangueira, usando uma bóia de nível elétrica para que a bomba só funcione se houver água dentro da cisterna (Fig. 25).

i) É importante prever uma entrada de água da rede pública na Cisterna de Água de Chuva ou diretamente na caixa superior para que, em épocas de estiagem, não se tenha falta de água nesse sistema.

j) É indicada a instalação de um “By Pass”, ligando a tubulação de água de chuva antes do filtro diretamente à galeria pluvial, pois, caso haja um excesso de água de chuva no sistema, esse excesso corre direto para a galeria pluvial evitando um possível colapso (Fig. 26).

Capacidade de vazão do sistema

Segundo o fabricante, este Filtro Água de Chuva tem capacidade para coleta de água de até 200 m² de área de telhado, com uma vazão de 9 litros por segundo (Estes valores podem variar em função da região de instalação).

fonte:acqualimp