Etapa 3 – Base de assentamento

No fundo da escavação, depois de compactada, deverá ser feita uma base de concreto armado cuja largura considere a medida da cisterna e mais uma distância de 0,25 m ao seu redor, com uma malha eletrossoldada (Fig. 3).

Esta base deve ser perfeitamente plana, lisa, regular e limpa, com ausência de objetos pontiagudos.

De acordo com a capacidade da cisterna que será instalada, sugerimos que a base tenha uma espessura de 5 cm (para cisterna de 2.800 litros) ou de 10 cm (para cisternas de 5.000 e 10.000 litros).

No caso de solos de resistências média e baixa, recomenda-se emboçar as paredes.

O emboço deverá ser de 3 cm de espessura na proporção de 1:3 (cimento:areia), aplicado com tela de estuque.

Etapa 4 – Colocação da cisterna sobre a base

Comece a instalação da cisterna utilizando, se necessário, uma roldana apoiada sobre uma estrutura de madeira e uma corda.

Ao baixar a cisterna certifique-se de que não haja pedras ou outros objetos entre a base da cisterna e a base de concreto.

Etapa 5 – Compactação do solo

Preencher com os materiais da própria escavação.
De acordo com o resultado do teste de expansão do solo efetuado no material retirado da escavação, será escolhido um tratamento ao qual o material será submetido para poder ser usado como preenchimento.

A) Não sendo detectado o potencial de expansão, o material poderá ser empregado tal como foi retirado da escavação, colocando-o em camadas de 0,20 m de espessura e compactando-o com ferramentas manuais.

B) Sendo detectado o potencial de expansão muito baixo ou muito alto, será necessário adicionar cimento ao material em uma porcentagem de 6% com relação ao peso, antes de usar este material para encher a escavação.

C) O solo de reaterro deverá ficar totalmente livre. Jamais coloque sobre ele qualquer carga ou peso como paredes de tijolo, bloco ou concreto.

A laje de fechamento deverá ficar apoiada necessariamente em solo natural, nunca sobre o reaterro.

A adição de cimento e água será efetuada de forma gradual até sua completa mistura.

Considerando que a cisterna esteja cheia, conforme observação anterior, esse solo deverá ser devolvido à escavação e compactado em camadas de 0,20 m adicionando água na proporção necessária.

Depois de finalizada a compactação até a altura do “ombro” da cisterna, as condições deverão permanecer inalteráveis por um período de 48 horas, ou seja, a cisterna deverá ser mantida cheia e o solo compactado.

fonte:acqualimp