Instalação:

Etapa 1 – Teste para identificação do solo

Para uma correta instalação da cisterna, faça o teste a seguir (Fig. 1) e determine o potencial expansivo do solo em que ela será instalada.

A) Pulverize a amostra de solo eliminando aglomerações com a ajuda de uma pedra ou mão de pilão até convertê-la em terra fina;

B) Espalhe essa amostra sobre uma superfície plana, deixando-a exposta ao tempo e ao sol até estar livre de umidade;

C) Coloque este material no interior de um frasco ou copo de vidro de paredes verticais até alcançar 10 cm de altura. Utilize uma régua para medir e marque esta altura inicial.

D) Posteriormente, acrescente água até cobrir totalmente o volume de terra fina e deixe descansar por pelo menos uma hora para permitir a expansão do material;

E) Finalmente, meça a altura final que alcança o volume de terra e compare com a ilustração (Fig. 1).

 

% de expansão livre Potencial Procedimento de Instalação de Expansão
Menor de 10 Não existe Fazer a escavação considerando a medida da fossa séptica e mais uma distância 0,25 m ao seu redor, do mesmo tamanho da base de concreto que será feita no fundo. Preencher com material estabilizado.
10 a 25 Muito baixo Fazer um talude considerando, na parte superior da escavação, a medida da fossa séptica e mais uma distância de (A) 0,75 m ao seu redor. Preencher com material estabilizado.
26 a 50 Baixo Fazer um talude considerando, na parte superior da escavação, a medida da fossa séptica e mais uma distância de (A) 1,25 m ao seu redor. Preencher com material estabilizado.
51 a 100 Médio Fazer um talude considerando, na parte superior da escavação, a medida da fossa séptica e mais uma distância de (A) 1,75 m ao seu redor. Preencher com material estabilizado.
Maior de 100 Alto Fazer um talude considerando, na parte superior da escavação,a medida da fossa séptica e mais uma distância de (A) 2,25 m ao seu redor. Preencher com material estabilizado.

Obs. O material estabilizado é o mesmo que o obtido da escavação, acrescentando 6% do peso em cimento.

Etapa 2 – Escavação

Sugerimos que a profundidade mínima da escavação seja a altura da cisterna mais 0,20 m, levando em conta a espessura da base de concreto situada na parte inferior da escavação (Fig. 2).

O nível de angulação e a distância da escavação são obtidos na tabela anterior em função do tipo de solo.