Como fazer cisternas de baixo custo? A cisterna de alambrado!

Escrito por

Duas observações não podem deixar de serem feitas:

— a aplicação das camadas precisa ser realizada de uma vez só, sem interrupção;

— após cada etapa a cisterna deve ser coberta por uma lona e a parede ser molhada copiosamente antes do próximo passo. Isto para permitir a cura da argamassa, e evitar o secamento precoce.

 O teto

O teto é unicamente formado por 17 segmentos de placas, com armação de tela de alambrado e uma espessura de uma polegada.

A foto 6 mostra os segmentos de tela cortados, e a Foto 5 a aplicação da segunda camada de argamassa na camada inferior ainda fresca.

 

 

 

 

 

 

 

É bom lembrar que as placas da cobertura devem ser fabricadas como primeiro passo, antes de iniciar a construção da cisterna, pois o concreto necessita de tempo para curar e assim evitar a quebra das placas na hora da colocação.

As placas são apoiadas no centro da cisterna em uma escora, colocadas nos suas posições em forma de um telhado inclinado.

Acabamento

Após rejuntar e fixar as placas entre si e na parede da cisterna com argamassa, foto 8, segue a colocação do piso, na espessura de três centímetros, tudo com traço de uma parte de cimento para três de areia grossa.

Os resultados obtidos a partir da construção das cisternas de tela de alambrado mostram que esta tecnologia une segurança e simplicidade de construção.

O custo se revelou ser o mais baixo de todos os hoje mais difundidos modelos de cisterna.

fonte:abcmac.org