O cimento é um dos principais materiais utilizados numa obra.

Ele pode ser definido como um pó fino, com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob a ação de água.

As principais matérias-primas do cimento são calcário, argila e gesso.

Ele pode ser usado na forma de argamassa, ligando ou protegendo peças de alvenaria, ou de concreto, tornando-se uma pedra artificial que pode ganhar formas e volumes de acordo com as necessidades de cada obra.

Graças a essas características, o concreto é o segundo material mais consumido pela humanidade, superado apenas pela água.

A fabricação do cimento exige enormes instalações industriais, como um possante forno giratório que atinge temperaturas de 1.500 0C.

Prazo de Validade e Armazenamento do Cimento

Atualmente, o cimento é vendido em sacos de 50 kg, 40 kg e 25 kg, que podem ser armazenados por cerca de três meses – desde que o local esteja fechado, coberto e seco.

cimento armazenagemDeve ser guardado em local longe de qualquer tipo de umidade, como chuva, sereno, ducha, etc.

Forre o lugar aonde vai colocar os sacos para evitar, também, a umidade do solo.

Ele deve ser conservado na sua embalagem fechada até a hora de ser usado.

 Não se deve misturar cimentos de épocas e marcas diferentes.

O pó do cimento não é bom para a saúde das pessoas ou animais, por isso não o guarde em lugares como quartos, canis ou similares.

A melhor forma de armazenar é em local seco, afastado da parede no mínimo 30 centímetros, e sobre estrados de madeira, empilhando no máximo dez sacos.

Cuidados no Uso do Cimento

É importante manusear o cimento com cuidado, evitando contato direto com a pele. Para reduzir a desidratação da pele devido ao manuseio, pode-se passar creme hidratante nas mãos, antes do início e após os trabalhos.

cimento

É necessário ter um local exclusivo para fazer a mistura da argamassa. Tente ao máximo minimizar a formação de poeira.

Dificilmente se consegue limpar completamente o lugar onde foi feita, já que, por suas características, o cimento “gruda” em quase tudo.

Se a quantidade for pequena, pode ser feito encima de uma tábua ou madeirite – mas mesmo assim escorrerá água do cimento.

Numa proporção maior, terá de escolher um local que será recoberto depois (jardim, garagem, calçada, etc.) ou terreno baldio.

As areias e britas devem ser estocadas em baias independentes, tomando-se cuidado para que estes materiais não se misturem.

As britas, quando expostas a grande insolação, devem ser umedecidas antes da mistura para não alterar o abatimento do concreto.

Cuidados na Hora de Comprar

Ao construir ou reformar um imóvel, deve-se adquirir corretamente o cimento.

Não aceite sacos rasgados ou abertos. Verifique, também, se a embalagem não está úmida ou molhada.

Utilize o tipo de cimento de acordo com a aplicação.

Dosagem e Preparo do Cimento

Os vários tipos de cimento são indicados para compor argamassas e concretos de acordo com as necessidades de cada caso.

Além disso, pode-se modificar suas características aumentando ou diminuindo a quantidade de água e dos demais componentes agregados, como areia, pedra britada, cascalho outros.

É possível usar, ainda, aditivos químicos, a fim de reduzir certas influências ou aumentar o efeito de outras, quando desejado ou necessário.

A água a ser misturada deve ser doce e o mais limpa possível (translúcida), sem sais, ácidos, óleos e material orgânico (restos de vegetação, algas, etc.), sem cheiro ou sabor.

Um teste simples a ser feito é esfregar um pouco de sabão com essa água: ela deverá dissolver bem o sabão.

Podemos ter como padrão de uma boa água para adicionar no cimento ou concreto a água potável.