Forno Mineiro com Churrasqueira !

Escrito por

Fornos pré-moldados ou modulados e fornos construídos

Existem fábricas que fazem o forno mineiro modulado ou seja pré moldado.
Como o próprio termo diz, os fornos pré-moldados já vêm divididos em partes e acompanham um manual de montagem, de forma que é uma solução mais econômica.

A desvantagem é que, por serem feitos de material refratário, aumenta também a temperatura no ambiente podendo ficar incômodo em espaços pequenos.
Esses pré moldados não usam isolamento térmico de fábrica e não tem como adicioná-lo depois.

O forno mineiro construído com tijolos aparentes (tijolo comum) externamente e com tijolos, lajotas refratárias e com isolamento térmico, lã de rocha e concreto isolante em seu interior é muito mais eficaz no controle da temperatura para o ambiente, e o isolamento térmico impedirá que rache os tijolos aparentes.

Escolhendo os tijolos externos do forno mineiro:

O tijolo laminado ou cerâmico é usado quando o ambiente é mais requintado, pois o seu acabamento é bem melhor. É usado nas coberturas dos apartamentos por exemplo.

O tijolo rústico é mais usado em casas de praia, sítios e fazendas onde com certeza lembraremos das casas dos nossos avós que tinham um fogão à lenha na cozinha.

Dicas na montagem do fogão mineiro:

As paredes ao redor do forno de ferro fundido deverão ser isoladas com isolante térmico, lã de rocha ou concreto isolante para manter a temperatura dentro do forno e para não rachar os tijolos aparentes.

Após o isolamento colocam-se os tijolos ou lajotas refratárias que servem para aumentar a temperatura.
É bom que se diga que “refratários” não servem para isolar a temperatura, pelo contrário eles são responsáveis pelo aumento da temperatura e se as paredes tiverem sido montadas com tijolos refratários e não apresentarem o isolamento térmico adequado, as paredes externas irão rachar.

Não esqueça também de colocar tijolos refratários e isolante térmico na área de calor do fogão à lenha.
Qualquer equipamento, churrasqueira, forno iglu, forno mineiro e fogão à lenha devem ter tijolos e lajotas refratárias junto com isolante térmico.

Os tijolos refratários devem ser assentados com massa comum, porém devem ser rejuntados com argamassa refratária.

forno-mineiro

Dicas muito importantes:

1º Nunca coloquem a boca dos equipamentos de frente para o vento, pois voltará fumaça para o seu ambiente.

2º Nunca, mas nunca mesmo apague o fogo jogando água, isso causará um choque térmico e o equipamento irá rachar.