Chaminés para Churrasqueiras e Fornos

Escrito por

Chaminé é um item obrigatório quando se pensa em fazer uma churrasqueira com forno. Veja a seguir algumas dicas fundamentais na hora de montar a sua.

Chaminés: existem normas a seguir para que ela tenha um bom funcionamento. Isso inclui evitar que a fumaça retorne e invada o ambiente da churrasqueira.

Tenha sempre em mente que,  mal construída, se não conseguir retirar toda a fumaça do ambiente (mal dimensionada), pode se tornar extremamente perigoso para a saúde das pessoas.

Portanto se não tem a certeza absoluta do que está para fazer, é fortemente recomendável consultar um técnico da área. Além do mais uma vez a churrasqueira  feita de forma errada, é difícil e caro de consertar. Muitas vezes é preciso destruí-la para refazê-la.

Chaminé para Churrasqueira e Forno: Dicas Importantes

telhado inclinação chaminéSe a inclinação do telhado é grande, como o caso de chalés, o topo da chaminé deverá se elevar até atingir uma abertura de 80cm considerando a distância entre telhado e chapéu.

A porta da chaminé deve ficar no mínimo 80cm acima do telhado, considerando o lado de cima.

A altura máxima de uma chaminé é de três metros. Se precisar de prolongamento, utilize tubos de inox.

Chaminé para Churrasqueira e Forno Pré-Moldados

Os pré-moldados foram projetados para suportarem certos limites de dutos em suas chaminés. Caso exceda  determinado limite, aconselha-se a utilização de tubos em inox ou galvanizados.

  • Churrasqueira: até 3 metros de dutos.
  • Fogão: até 4 metros de dutos.
  • Forno Napoly: até 4 metros de dutos.
  • Iglu: não utilizar dutos, somente tubos.
  • Lareira: não utilizar dutos, somente tubos.