Cercas e Grades de Proteção para Piscinas

Escrito por

Piscinas são áreas de alegria e relaxamento, mas exigem cuidados especiais com a segurança de quem as frequenta. Isso pode significar o acesso a ela em determinadas situações – é para isso que existem as cercas e grades especiais para essa área. Confira.

Ao lado das capas de proteção para piscinas, cercas e grades são de importância chave para evitar o acesso de crianças sem supervisão e animais domésticos, evitando acidentes.

Além disso elas garantem mais privacidade para seus momentos de lazer. Além de limitar o terreno em caso da proximidade com declives ou estradas próximas.

Elas podem ser fixas, de diferentes materiais, ou removíveis, geralmente feitas de alumínio ou tela. Saiba mais a seguir.

Grades de Proteção Fixas para Piscinas

Grade de concreto armado para piscinas

Grades de proteção fixas podem ser feitas de praticamente qualquer material: madeira, alumínio, ferro retorcido, vidro, tijolos e concreto armado. O ferro, no entanto, pode oxidar com maior rapidez por conta da proximidade com o cloro.

A madeira, como está em área externa e molhada, deverá sofrer tratamento contra intempéries, fungos. A possibilidade de soltar farpas também deve ser investigada. O bambu desponta como uma ótima opção.

Se você procura mais privacidade, evitando a visão da rua ou de vizinhos, a madeira é de fato a solução ideal. Basta posicionar as tábuas bem juntas umas das outras. A paliçada também é bastante eficiente.

vidro piscinaNuma proposta totalmente oposta estão as cercas de vidro temperado. São mais resistentes e consistem na escolha que menos interfere visualmente, por conta de sua transparência.

Elas delimitam o espaço e garantem a segurança do acesso sem limitar a apreciação do ambiente. É leve e moderno.

É importante que a distância entre a piscina e a grade seja bem estudada – afinal, ela será afixada permanentemente.

Calcule o espaço social ao redor da piscina. Isso inclui a presença de lava-pés, chuveiros, mesas, espreguiçadeiras, ombrelones e outros móveis.

Cercas Removíveis para Entornos de Piscinas

cerca removivel piscinaCercas removíveis para piscinas são facilmente posicionadas ao redor dela. São feitas com tela de poliéster revestido de PVC e estrutura de alumínio. Assim, são altamente resistentes à corrosão.

A tela só pode ser rompida com a utilização de uma ferramenta cortante; mesmo assim, ele não rasga mais a partir do corte. Possui bainha reforçada com capacidade de aguentar puxões de até 80 kgs de impacto.

piscina cerca de proteçãoPodem possuir, ou não, um portão de acesso com trava de segurança. Ela consiste em um sistema magnético que o mantém sempre fechado, sem precisar de muita força para ser fechado. Pode ser trancado à chave.

Outra opção menos sofisticada é a de gancho e uma estrutura de rosqueamento.

São modulares e podem ser completa ou parcialmente retiradas do lugar. Envolvem qualquer formato de área. No entanto, requerem a instalação de chumbadoras para a fixação das colunas de alumínio. O piso pode ser de qualquer natureza: da pedra à grama.

Há modelos de cercas removíveis que possuem estruturas (os chamados “postes”) de alumínio misturado ao aço inoxidável, aumentando sua dureza.
No entanto são os postes de fibra de vidro os mais fortes de todos. Eles são resistentes a choques, flexões e são os mais longevos. Nunca entornam.

As cercas removíveis requerem manutenção mínima: apenas limpeza com água e sabão neutro quando necessário.