Você é um dos sortudos que possui uma casa de praia? Então este artigo foi feito pensando em você e na decoração desse imóvel precioso! Seja sua residência permanente ou de férias você sempre pode estender o mar para seus interiores. Vamos navegar agora por agumas propostas em diferentes estilos – todos belíssimos!
A decoração para uma casa de praia possui uma diferença fundamental em relação a decoração navy, marítima ou náutica. Ela precisa ser mais funcional, estar mais preparada para receber moradores e convidados depois de um dia perto do mar.
Foi pensando nisso que reunimos diversas dicas e fotografias para você explorar – seja para criar um ambiente mais elegante quanto outro mais relaxado.
Casa de praia despojada
Quem está decorando uma casa de praia para o final de semana, feriados ou férias já deve ter ouvido falar em “casa de pescador” como inspiração. Afinal residências de lazer tendem a ser mais despojadas: todo mundo quer aproveitar cada momento sem se preocupar em fazer grandes faxinas diárias.
Uma casa de praia despojada pode ainda ser muito confortável e charmosa! Assim como casas de campo rústicas, na montanha ou em áreas rurais.
Um grande clássico desses imóveis costeiros é a adoção dos móveis de alvenaria, muito tradicionais nas residências insulares da Grécia.
Use tecidos naturais de textura mais rústica com muitas almofadas para possibilitar encostos macios. Quadros não precisam necessariamente ser pendurados nas paredes: apoiá-los na parede também fica lindo.[divider]
As cores tradicionalmente dominantes em casas de praia são o branco e o azul em suas diversas variações. Móveis de madeira pintadas nesses tons ficam perfeitos.
Abra espaço para elementos bem simples como banquinhos e cortinas de palha bem rústicas. Frugal pode ser lindo.
Se o imóvel dá vista para o mar, não se acanhe em projetar janelas grandes! A própria vista do oceano não só pode como deve ser o ponto focal, principalmente no caso de um design de interiores mais simples.[divider]
Mas é claro que você pode trazer mais outros matizes para dar um toque de energia ao ambiente. Vermelho, marrom, laranja e amarelo são considerados quentes e combinam super bem.[divider]
Item obrigatório numa casa de praia: a rede de descanso! Ela é artesanal e remete aos povos tradicionais, pré colonização, de várias partes do mundo. Invista num modelo grande, bem estruturado e você possivelmente terá criado o lugar preferido do imóvel inteiro.
Se você curte a proposta despojada, rústica, prefira uma rede em tons neutros. A simplicidade também mora no menor nível de contraste possível. Produza o lugar com objetos de materiais naturais pouco polidos.[divider]
Bancos longos de madeira, tapeles de juta, lustres de palha, pratos de louça presos à parede… é tudo rústico mas compondo um ambiente bem clean. As cadeiras de metal foram pintadas de azul claro e está em sintonia com as portas da casa.
Casa de praia em estilo boêmio e havaiano
Aí está uma das principais vantagens da casa de praia boho, ou bohemian chic. Ela vai continuar impecável mesmo se não estiver perfeitamente arrumada.
É um visual anos 70, colorido, ligado ao meio ambiente e relaxado.
Pode começar dando vazão ao seu amor por plantas e encher o espaço com elas! Depois de horas no mar as verdinhas continuam aproximando você da natureza em casa.[divider]
Até papel de parede com palmeiras vale! Na verdade ele era muito popular nas casas do Havaí nos anos 50, 60 e 70.
Outra característica marcante do boho, e que tudo a ver com casa de praia, são os móveis e objetos de palha, ráfia e bambu. Aqui o sofá recebeu estofamento com tecido de algodão rústico estampado com técnicas de estamparia livre como o tai dai.
O algodão rústico é um dos melhores tecidos para um refúgio litorâneo. Ele é resistente, fresco e seca com relativa rapidez se alguém se sentar com roupa de banho molhada.[divider]
Móveis de madeira escura são mais tradicionais, combinando bastante com a mobília havaiana do meio do século passado. O visual é nobre, sólido. Mas ninguém quer uma casa de praia enfadonha demais, né?
Então o segredo é quebrar essa seriedade com tecidos coloridos. O patchwork é maravilhoso nesse sentido. A combinação de diferentes tecidos estampados guarda um artesianismo que tem tudo a ver com estilos mais despojados.
Para ficar perfeito escolha estampas ligadas à praia e ao verão. Um cenário de floresta tropical, desenhos de hibiscos, frutas…
Decoração moderna e clean para sua casa de praia
A decoração moderna é mais atual. Ela joga com os materiais, formatos e cores que estão marcando o dia de hoje. Já a clean em geral é também moderna, mas com cores e linhas mais leves.
A paleta de cores reduzida ao branco, azul e bege e as linhas mais atuais do sofá e das poltronas já informam: essa sala de casa de praia é moderna e clean. Mesmo assim as escadas e os portais das portas em madeira dão um toque rústico muito bem-vindo.
Um item indispensável nas casas de praia é o ventilador de teto. O da foto se assemelha aos moinhos de vento. Casas de praia são mais frequentadas no verão e a brisa fresca do lado de fora tem que ser simulada do lado de dentro, para o conforto de todos.[divider]
Como já mencionamos, a palha e a madeira são perfeitas para decorar um imóvel litorâneo. Essa sala de jantar combina assentos dos dois materiais.
O toque nobre fica por conta da mesa, com pés talhados em grande estilo.[divider]
O verde-água também é incrível e combina perfeitamente com uma paleta marítima. As cortinas brancas são leves e ao mesmo tempo promovem alguma privacidade nas horas certas.[divider]
O banheiro não vai precisar de grandes reformas. Uma pia, um vaso sanitário e um chuveiro são suficientes.
Se quiser dar uma incrementada pode instalar um lambril com rodameio. Aqui uma corda náutica foi pendurada com ganchos grandes e serve como toalheiro. Viu? despojado pode ser muito criativo.[divider]
E olha só a cor-de-laranja trazendo energia para uma sala de estar de casa de praia moderna!
O grande pano de fundo aqui é o tom de areia, meio bege, muito básico. Em segundo lugar temos o azul e, para levantar o astral, toques de laranja nas cortinas, almofadas e até nas rosas.[divider]
Uma dica na hora de decorar sua casa de praia é manter o espaço o mais arejado possível, com boa circulação.
Aqui o moderno é pout-porri, ou seja, misturado com vários estilos. Tudo foi combinado com grande harmonia, pareando uma mesa de centro rústica, sofás clássico-modernos, aparador tipo Luiz XI, cadeira de palhinha e metal modernista e uma deliciosa rede.
Deu tudo certo![divider]
Vamos daqui a pouco nos debruçar melhor no uso de instrumentos de prática de esportes marítimos, mas já deixamos registrado: pranchas de surf possuem um contorno fabuloso e podem perfeitamente ornar um ambiente quando não estiver lidando com as ondas.
Uma cozinha americana simples e bem equipada ganha personalidade com ela. [divider]
A gente já falou aqui: casa de praia pode – e deve – ser aconchegante. A cama coleciona tons típicos da praia, o que inclui algum tipo de listrado. Os tapete de juta com um trançado de algodão por cima absorvem o som, o que é perfeito para um quatro.
O cabideiro de parede é bonito e funcional. É uma das melhores maneiras de pendurar roupas úmidas para secar e usar de novo.[divider]
A um passo do pop: paredes em degradê, bem de acordo com o último grito da decoração!
Seja realmente minucioso e observe a paleta de cores da praia mais próxima. Lance mão de um catálogo de cores da sua marca de tinta favorita e reproduza no ambiente!
Para dar a ilusão de amplitude inicie com as cores mais escuras perto do chão e vá clareando conforme chegue ao teto.
Casa de praia pop e esportiva
Não há como desprezar a pegada pop e esportiva de uma casa de praia! Tem tudo a ver com surfe e a prática de outras atividades marinhas, tais como body board, wind surf, vela, kite surf, mergulho, remo, pesca…
Mas para ir por esse caminho é importante que os donos da casa de praia realmente pratiquem essas atividades. Senão pode parecer inautêntico.
A prancha de surfe é mais que um instrumento para a prática de um esporte fantástico. Ela pode ter um lugar de destaque na casa de praia para descansar depois de um dia de muitas ondas incríveis.
Pendurar na parede é uma das produções mais populares. E práticas.
O chão desse imóvel é escuro, mas com um brilho inegável típico de um piso de porcelanato 3D. E está longe de “fechar” o ambiente: as paredes brancas carregam diversos quadrinhos com fotos e pinturas coloridas que iluminam a sala com arte e alegria.[divider]
Aquela prancha de surfe antiga, aposentada, pode virar a grande atração da sua sala. Instale pés, que podem ser de madeira ou metal, e você ganha uma muito original mesa de centro![divider]
Vá de azulejos com estampa zigue-zague, ou chevron, azul e branca! banquinhos e mesinha de centro de madeira e sofás com capa tirqueza em tecidos náuticos – aqueles resistentes a intempéries e à prova d’água.
É uma fórmula perfeita para varandas e salas mais abertas da sua casa de praia.
Os remos são outra referência de esporte do mar. Além de decorar paredes eles podem surpreender no quarto, em forma de cabeceira de cama.[divider]
Paredes na cor do mar, uma palmeira em vaso de barro, o crânio da vaca e todo resto simples: só não é totalmente rústico porque existe essa vibração artística no ambiente!
Você poderia estar no litoral do México ou de algum país africano. Essa proposta é geográfica.
Uma casa de praia sofisticada
A casa de praia desfilou diversos estilos diferentes. Fechamos a matéria com alguns exemplos sofisticados.
Sim, e cabe tafetá também. O segredo é escolher móveis simples, com estrutura de madeira, e forrar o estofamento com o tecido.
Pode ser liso mas pode ser listrado também. Listras numa decoração costeira sempre vai levar ao mar. É naval, é tradicional e muito chique.
Essa proposta é mais adequada para casas de praia de luxo ou que pertençam a moradores fixos. É maravilhosa, mas não é funcional para um dia a dia de banho de mar e preguiça sem antes tomar um banho.[divider]
Um dos segredos mais bem guardados de uma decoração de casa de praia sofisticada é invocar referências dos povos tradicionais locais. Como a indígena brasileira.
O sofá segue as regras da imagem anterior. A parede de pedras é formidável e o cocar de índio original não deixa dúvidas sobre a história brasileira. O Brasil foi descoberto pelos europeus numa praia baiana.[divider]
A dita casa tradicional brasileira é ampla, com móveis de madeira escura com linhas retas e azulejos portugueses. Embora simples essa sala é portentosa, imponente e ao mesmo tempo relaxada. O casamento perfeito entre luxo nacional e relaxamento.