Carneiro hidraulico ou bomba de aríete, trabalha grátis!

Escrito por

Carneiro hidráulico ou bomba de aríete

Peças utilizadas para a construção de uma bomba de aríete com garrafa pet!

Antes de começar devemos considerar algumas informações para que tenhamos sucesso na construção da bomba de aríete:

Carneiro hidráulico ou bomba de aríete como é bastante conhecido, é um sistema muito utilizado para bombear a água de forma prática e barata, é um sistema bem eficiente quando montado de forma correta.

Este tipo de bomba não necessita de nenhuma fonte de energia externa a bomba, funciona através da criação de uma sobre pressão interna criada a partir da coluna d’água que é chamada de golpe de aríete, que alimenta a bomba, isso nos leva a entender que quanto maior a coluna d’água (altura entre o reservatório de alimentação e a bomba de aríete), maior será o golpe de aríete e então maior será a pressão de água fornecida pela bomba.

Carneiro hidráulico ou bomba de aríete esquema de Instalação

Carneiro hidráulico ou bomba de aríete sistema

Carneiro hidráulico ou bomba de aríete  -  Nome de cada peça:

1 – Garrafa Pet

2 – Bucha de redução de ¾”(três quarto de polegada) para ½” (meia polegada)

4 – Tê de ¾”

5 – Bucha de redução de ¾”(três quarto de polegada) para ½”(meia polegada )

6 – Adaptador para mangueira de ¾” com saída para ½”

7 – Nípel de ¾”

8 – Bucha de redução de 1” ( uma polegada ) para ¾”

9 – Válvula de retenção 1”

10 – Nípel de 1”

11 – Tê de 1”

12 – Nípel de 1”

13 – Válvula de pé com crivo de 1”

14 – Parafuso com três porcas e arruelas das seguintes medidas 5/16 ou M8, mola que pode ser uma mola de válvula de descarga.

Carneiro hidráulico ou bomba de aríete pecas

OBS: É necessário que seja feita uma adaptação para transformar a válvula de pé com crivo em uma válvula de impulsão.

Válvula de impulsão.

Para que a válvula de pé funcione como uma válvula de impulsão, fure a base da proteção da válvula, ou seja, o crivo, com a medida de diâmetro ideal para rosquear o furo com um macho (peça semelhante a uma broca responsável pela criação de rosca em uma peça) para a medida do parafuso em questão.

Então rosqueie o parafuso no orifício feito no crivo e depois enrosque uma porca até que ela encoste no fundo do crivo, coloque a arruela e depois coloque a outra porca para fixar a arruela para que ela sirva como um batente para a mola.

A mola deve ficar presa entre a arruela e a parede do crivo, como mostrado na figura acima, o parafuso ajustará a pressão da mola de acordo com a necessidade de pressão a ser fornecida.

Capacidade X Custo

Carneiro hidráulico ou bomba de aríete

O valor gasto para a montagem deste sistema descrito acima gira em torno de R$ 50,00 (cinqüenta reais), se quiser uma bomba com maior capacidade, o valor aumenta.

Você também encontra no mercado bombas de aríete montadas para venda, são bombas com o preço mais elevado, porém funcionam perfeitamente alcançando o objetivo de bombear a água sem custo de energia elétrica ou outra fonte externa.

Para medir a capacidade de vazão da bomba de aríete, faça um procedimento bem simples:

Ponha um recipiente com uma capacidade de armazenamento definida para que a bomba encha e marque no relógio com quanto tempo ele será cheio e depois faça uma média, assim você terá a capacidade de vazão de uma bomba de aríete.