Bronze

Material que polido chega ao amarelo ouro, é o mais usado no campo da escultura.
A grande popularidade se deve á sua enorme resistência estrutural, á não corrosão atmosférica, facilidade de fundição, e uma capacidade de acabamento que permite excelente polimento ou o uso de diversas cores e tipos de pátinas .

Muitos artigos de bronze ou pelo menos conhecidos por esta denominação, como esculturas, objetos náuticos, maçanetas, etc., não são na maioria dos casos bronze e sim um latão fundido de boa qualidade .
Hoje nas fundições artísticas uma peça fundida em Bronze (clássico), já é um caso raro.

Formula básica : Cobre + Zinco + Estanho + Chumbo

Chumbo

O Chumbo é um metal cinza, muito macio e delicado com um alto grau de plasticidade e muito peso.

Suas propriedades físicas permitem que seja usado basicamente de duas maneiras:

como um meio direto, ou seja trabalhado diretamente a martelo ou outra ferramenta até se chegar a forma desejada.

Outra derretido a 327 graus centígrados, seu ponto de fusão e derramado em moldes.

A possibilidade de usar os dois métodos também é válida.

 Cobre

O Cobre e suas ligas são o terceiro metal mais utilizado no mundo, perdendo apenas para os aços e para o alumínio e suas ligas. Suas principais características são as elevadas condutividades elétrica e térmica, boa resistência à corrosão e facilidade de fabricação, aliadas a elevadas resistências mecânica e à fadiga.

Sua densidade é de 8,94 g/cm³, um pouco acima da do aço, e sua temperatura de fusão é de 1083 ºC.

As ligas de cobre podem ser encontradas como produtos trabalhados mecanicamente, fundidos e metalurgia do pó.

Entre os produtos trabalhados estão os arames, planos (placas, chapas, tiras e folhas), tubos, fio-máquinas, perfis extrudados e forjados.
Já os produtos fundidos podem ser produzidos por vários métodos, tais como em areia, contínua, centrífuga, sob pressão, cera perdida, gesso e coquilha.

 A FUNDIÇÃO DO COBRE

O processo de fundição exige que a liga apresente alta fundibilidade para a obtenção de formas complexas e boa qualidade (ausência de defeitos de fundição).

As ligas de cobre podem ser fundidas por processos que permitam obter uma grande variedade de formas geométricas, como a fundição em areia, a fundição em casca, o processo por cera perdida e a fundição sob pressão.

Mesmo os processos que permitem obter peças de boa qualidade, porém com limitação na variedade de formas, também podem ser aplicados às ligas de cobre, como a fundição contínua, a fundição centrífuga e a fundição em coquilha.

Para a escolha de um processo de fundição é fundamental determinar o tamanho e a forma das peças a serem fundidas, a quantidade de peças a serem produzidas e os requisitos de projeto, as tolerâncias dimensionais e a qualidade desejada.

A seguir os diversos tipos de processo de fundição recomendados para ligas de cobre são relacionados, levando em condição o grau de fundibilidade (alto ou baixo):

 ·Fundição em areia:
alta fundibilidade para latões (Cu-Zn) e bronzes com chumbo e zinco; e fundibilidade razoável para bronzes fosforosos (com e sem chumbo), Cu-Zn- Sn, bronzes com chumbo, cobres de alta condutividade, latões de alta resistência mecânica, ligas cobre-cromo, cobre-alumínio, cuproníquel e Cu-Mn-Al.

·Fundição sob pressão:
alta fundibilidade para latões e ligas cobre-alumínio e fundibilidade razoável para bronzes fosforosos, bronzes fosforosos com chumbo, bronzes com zinco, cobres de alta condutividade, latões e alta resistência mecânica, ligas cobre-cromo, ligas cobre-alumínio, cobre berílio e cobre-manganês-alumínio.

·Fundição contínua:
alta fundibilidade para bronzes fosforosos, bronzes com zinco, bronzes com chumbo e bronzes com zinco e chumbo.
Fundibilidade razoável para bronzes fosforosos com chumbo, cobres de alta condutividade, ligas cobre-alumínio, cobre níquel e cobre-manganês-alumínio.

·Fundição centrífuga:
alta fundibilidade para bronzes fosforosos, e fundibilidade razoável para bronzes fosforosos com chumbo, bronzes com zinco, bronzes com chumbo, latões e latões de alta resistência mecânica, cobres de alta condutividade, ligas cobre-cromo, cobre-alumínio, cuproníqueis, cobre-berílio e cobre-manganês-alumínio.

·Fundição em coquilha:
alta fundibilidade para bronzes fosforosos e bronzes fosforosos com chumbo, além de bronzes com chumbo.
Fundibilidade razoável para bronzes com chumbo e zinco e bronzes com zinco.