Monte o Cantinho de Estudos do Seu Filho

Escrito por

 

Não se engane: a “missão volta às aulas” não estará finalizada sem antes planejar e organizar o cantinho onde o seu filho vai estudar quando estiver em casa – mesmo se ele ainda estiver em idade pré-escolar.

Pense nesse lugar como um pequeno escritório infantil, um home office escolar – só que com o cuidado de dispensar itens que possam distrair o pequeno, como telefones, televisores, aparelhos de som e joguinhos eletrônicos.

Em Qual Cômodo Montar o Cantinho de Estudos da Criança?

A regra primordial é escolher um lugar sossegado, longe da circulação dos outros membros da família.

escrivaninha crianças

Foto: Tok Stok

Por conta disso, o próprio quarto da criança ainda é considerado a escolha ideal para montar uma estação de estudos. Ali ela se sente totalmente à vontade e consegue desfrutar do máximo de privacidade possível.

Mas se, por um motivo ou por outro, o quarto não for viável, a melhor alternativa seria criar um cantinho dentro do escritório da casa, caso a residência disponha desse cômodo.

Uma forma bonita e eficiente de sinalizar a exclusividade desse cantinho é pintar as paredes que o cercam de uma cor que combine com o restante da paleta do quarto da criança.

Móveis para o Cantinho dos Estudos

Basicamente você vai precisar de uma mesa, uma cadeira confortável e ergonômica para crianças e um gaveteiro para guardar parte do material.

Uma estante, prateleiras ou nichos são aliados na hora da arrumação.

Você pode utilizar um cabideiro de roupas ou um gancho afixado na parede para pendurar a mochila.

Se o seu filho ainda está em fase pré escolar, considere adquirir um tapetinho de borracha, para que ele desenvolva atividades como pintura e massinha de modelar no chão do quarto sem comprometer a integridade do piso.

Cantinho de Estudos: Requisitos Básicos

cantinho de estudos criançaUm requisito básico para o sucesso do local de estudos do seu filho é a iluminação. Por conta disso muitos arquitetos, em seus projetos, colocam a escrivaninha encostada bem diante de uma janela.

Afinal, a luz natural é a melhor de todas na hora de fazer o dever de casa.

O que não significa que não exista a necessidade de providenciar uma fonte de luz artificial: escolha um abajur ou uma luminária para quando o céu estiver nublado ou se for noite.

Um outro ponto a conferir é a disponibilidade de uma parede para pendurar um quadro de cortiça ou magnético – úteis para afixar calendários letivos e lembretes – e prateleiras para arrumar livros e outros objetos de utilidade na hora de estudar.

Aproveitando o Espaço para Acomodar a Mesa de Estudos

Dessa forma o cantinho ideal para montar o centro de estudos da criança seria aonde a parede da janela encontra a outra parede do quarto.

Se a janela estiver em posição oposta à porta de entrada do cômodo, ainda melhor: assim a criança não se distrai com o que acontece fora do quarto.

beliche escrivaninha

Foto: Tok Stok

E se o quarto for pequeno demais? Como equacionar a falta de espaço?

Uma saída engenhosa é adotar um beliche, desmontando a cama de baixo e transformando o espaço vazio no cantinho de estudos e preservando a cama de cima para o repouso do pequeno.

Outra boa opção é adquirir uma estante alta e larga, retirar as prateleiras que vão do chão até a metade e ali encaixar a mesa de estudos, dedicando as prateleiras restantes para alocar o material escolar.

Organizando o Material Escolar no Cantinho de Estudos

Escrivaninhas estão bastante sujeitas à bagunça: cada disciplina ensinada na escola conta com um conjunto de cadernos, livros e outros materiais diferentes.

É muito importante que fique claro para a criança que ali é lugar apenas para estudar. Dedique o espaço exclusivamente para o material escolar, realocando jogos e brinquedos para outros pontos do quarto.

Veja aqui um artigo sobre como organizar o quarto das crianças.

Organize as gavetas por tipo de material: canetas, lápis de cor, apontadores, réguas, compassos em uma; apostilas em outra; pastas com provas passadas numa terceira.

Um substituto para o gaveteiro pode ser caixas de plástico com tampas, do tipo organizadoras.