Antigamente camas suspensas e quartos mezanino eram coisa de criança. Mas isso acabou: em busca de alguns metros quadrados a mais, casas e apartamentos tem aderido cada vez mais a essa moda – que na verdade há décadas acontece na Europa. Conheça alguns projetos a seguir.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Diferença Entre Camas Suspensas e Quartos Mezaninos[/h2]
Muitas pessoas confundem camas suspensas com quartos mezaninos. No entanto eles não são exatamente a mesma coisa.
Camas suspensas são isso: camas que estão bem acima do chão. Já o quarto suspenso, ou mezanino, é mais do que isso. Ele compreende a cama e outros móveis. Dá para circular ali.
É como um mezanino comum, mas reservado para o aposento de dormir.
[h2 type=”2″ width=””]Ideias de Camas Suspensas[/h2]
Camas suspensas também podem significar camas que são sustentadas não por pés mas sim por cordas e cabos presos às paredes ou ao teto, com pequeno distanciamento do chão.
Ou seja, ficam a uma altura semelhante a das camas comuns.
Aqui falamos das camas que estão localizadas a uma altura significativa, a ponto de ser possível aproveitar o espaço abaixo delas para encaixar um outro cômodo.
No exemplo ao lado temos uma cama suspensa à direita. O espaço abaixo foi aproveitado para uma outra cama.
Mas repare: não se trata de uma beliche! Afinal a estrutura de um beliche é única e compreende as duas camas num móvel só.
Do lado esquerdo vemos um pedaço de uma cama suspensa com altura comum.[clear]
A cama suspensa está no canto do ambiente. As paredes que a tocam possuem estruturas que ajudam a mantê-la presa. O suporte final fica por conta da haste que vai até o teto.
Seis spots de luz foram instalados na parte de baixo da cama, de modo que iluminem o escritório.
A escada vertical totalmente presa à parede dá mais estabilidade na hora de subir e descer.
Prefira sempre degraus achatados. Os tubulares tendem a ser mais desconfortáveis para a sola dos pés.[clear]
Uma escada doméstica nova também serve. Acredite: é charmosa!
No quarto da criança ou adolescente a melhor opção é localizar a escrivaninha abaixo da cama. Afinal é um local aonde ele permanecerá sentado.[clear]
Uma solução que evita ter que baixar a cabeça é o sistema de rodilhas que permite levantar a cama bem junto ao teto – e abaixá-la na hora de dormir.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Quartos Mezanino: um Cômodo a Mais[/h2]
Um pé direito alto permite literalmente a construção de um quarto em mezanino sem deixar nada a dever para qualquer quarto comum.
Ou seja, se o seu orçamento só permite um aluguel ou compra de uma casa ou apartamento pequenos, mas que possuem uma grande altura do chão ao teto, o quarto suspenso é totalmente possível.
Neste projeto o banheiro fica logo abaixo do mezanino. Cortinas foram usadas para garantir a privacidade.[clear]
Aqui a estrutura metálica do mezanino vem com duas grandes vantagens: é leve e permite fixação no piso e nas laterais apenas por meio de parafusos. Dispensando a solda.
Repare que a inclinação da escada deve estar de acordo com a área disponível. Ou seja, quanto menor a área, mais íngreme deverá ser.[clear]
A escada até pode ficar bem próxima à parede. Mas desde que deixe um espaço diante dela, para que uma pessoa chegue ao chão sem problemas.[clear]
Mas e se o seu pé direito não for assim tão generoso?
Bem, você precisa de pelo menos 2,70m para instalar sua cama ou quarto suspensos. Assim ninguém bate com a cabeça no teto quando estiver sentado na cama.
Aliás, nesses casos, o mais indicado são colchões diretamente colocados no chão, como é muito comum no Japão.[clear]
Uma das grandes vantagens do quarto mezanino sobre as camas suspensas é que o primeiro pode acomodar diversos móveis.
Aparadores, mesas de cabeceira, poltronas, estantes… se o pé direito for alto, até mesmo um guarda-roupas.[clear]