Cálculo de Instalação Elétrica para Secadores de Cabelo

Escrito por

Assim como outros eletrodomésticos térmicos, secadores de cabelo provocam uma grande sobrecarga no sistema elétrico do lugar.

Portanto, estabelecimentos que exigem que mais de um aparelho seja ligado ao mesmo tempo – como salões de beleza, por exemplo – devem tomar algumas medidas estruturais.

Esse cálculo também beneficia a utilização de outros aparelhos térmicos, como é o caso do baby liss.

Como Fazer

secador de cabeloEm primeiro lugar, calcule a corrente em Ampères dos aparelhos. Em geral eles equivalem a 2.000 watts cada um e funcionam na tensão de 110/127 volts (certifique-se da tensão da sua região e adapte, se necessário).

Em seguida teremos que utilizar uma fórmula da Lei de OHM/ WATTS que diz que “a corrente em ampéres é igual à potência em watts dividida pela tensão em volts”, ou seja:

6.000 watts divididos por 110 volts = 54.54545 ampères, e 47.24409 ampères caso sua região utilize 127 volts.

Temos agora duas correntes em ampères: na tensão de 110 volts temos 54,54 ampères e na tensão de 127 volts temos a corrente de 47,24 ampères.

Para sabermos qual o condutor apropriado que possa suportar essas correntes em ampères, consultaremos uma tabela específica e regulamentada pela NBR 5410 da ABNT que nos informa o seguinte:

  • interruptoresCabo condutor de 1,5 mm² suporta sem aquecer 15,5 ampères;
  • Cabo condutor de 2,5 mm² suporta sem aquecer 21,0 ampères;
  • Cabo condutor de 4,0 mm² suporta sem aquecer 28,0 ampères;
  • Cabo condutor de 6,0 mm² suporta sem aquecer 36,0 ampères;
  • Cabo condutor de 10,0 mm² suporta sem aquecer 50,0 ampères.

Portanto agora já temos a informação correra sobre o condutor em relação ao seu calibre ou bitola que será usado sem aquecer quando três secadores estiverem ligados; e também qual o disjuntor termomagnético apropriado para proteção contra curtos-circuito e sobre cargas que deve ser de no mínimo 50 ampères de corrente de ruptura ou desarme.

É só adquirir os cabos condutores e disjuntores e executar a instalação das tomadas, que devem ser para 20 ampères cada uma, num total de três e, de preferência, no novo modelo de padrão, que é 2P+T, conforme a NBR 14136 da ABNT determina.