Calçada com Intertravado !
Calçada feita de pavimento de blocos pré-fabricados de concreto, assentados sobre camada de areia, travados através de contenção lateral e pelo atrito da camada de areia entre as peças.
Esse sistema veio substituir o paralelepípedo com sua superfície plana, o que proporciona uma melhor aderência.
Os pisos intertravados são peças modulares de concreto com diversas formas, cores e texturas que, dispostas em conjunto, criam grandes áreas de superfície pavimentada de belíssimo efeito estético.
O piso intertravado é muito usado para obras viárias, passeios, calçadas, praças, ciclovias, estacionamentos, áreas externas de shoppings, pisos industriais, pátios de aeroportos, pátios de terminal de containers e outros.
Possui vida útil longa, baixa manutenção e não requer mão-de-obra especializada para aplicação.
Classificado como um tipo de pavimento semi-rígido, o pavimento intertravado com blocos pré-moldados de concreto permite a execução de reparos sem deixar marcas. Trata-se de uma excelente alternativa, tanto do ponto de vista técnico quanto econômico, além de ser uma opção intermediária entre os pavimentos rígidos e flexíveis.
* Principais vantagens da utilização de pisos intertravados:
. os blocos colocados podem ser retirados e re-colocados, permitindo consertos subterrâneaos em calçadas, sem remendos;
. tem uma variedade de formatos e cores que permitem uma gama de projetos;
. são ecologicamente corretos;
. fácil assentamento;
. extremamente duráveis;
. custo relativo compatível com outras alternativas pela sua durabilidade e facilidade de manutenção.
* Etapas de instalação do piso Intertravado:
– Nivelamento e compactação do subleito (terreno).
– Instalação das contenções laterais, nivelamento e compactação da base.
– Espalhamento e nivelamento (sarrafeamento) da areia de assentamento.
– Colocação das peças de concreto, alinhamento, cortes e ajustes.
– Compactação inicial, revisão, ajustes, espalhamento de areia, rejuntamento e compactação final.
– Limpeza e liberação ao tráfego.
* Especificação
Resistência à compressão: fpk > 35 MPa.
Espessura da peça para tráfego de pedestres: 6 cm.
Base: utilizar brita graduada simples ou bica corrida compactadas sobre subleito também compactado.
Armadura da base: não utiliza.
Assentamento: as peças de concreto são assentadas sobre uma camada de areia média com 3 a 5 cm de espessura, disposta sobre a camada de base.
Juntas: as peças devem ser rejuntadas com areia fina.
Acabamento superficial: diversidade de cores, formatos e texturas.