Caixas de passagem das tomadas e dos interruptores

Escrito por

Pergunta:

Eu gostaria de saber qual o padrão para chumbar as caixas de passagem das tomadas e dos interruptores? Exemplos: Qual a altura que devem ficar as tomadas? Na horizontal ou na vertical? Qual a altura que devem ficar os interruptores? Na horizontal ou na vertical? E quando tiver interruptor com tomada, deve ficar na horizontal ou na vertical? Audivan de L.

Resposta:

eboco acabado e pronto para pintura
Caro Audivan,
 
Ao se chumbar (instalar na parede) as caixas de passagem de luz ou tomadas, chamadas caixas de derivação ou terminal, deve-se usar a mesma massa utilizada para o reboco nas paredes.

Elas devem ficar em uma profundidade tal, que suas bordas externas fiquem faceadas (rentes) ao reboco acabado e pronto para pintura conforme a foto a seguir.

A posição ideal e mais usada para as tomadas e os interruptores é no sentido vertical, mas nada impede que sejam colocadas na posição horizontal.
O importante é instalar todas as caixas de passagem na mesma posição, por uma simples questão de estética.

Altura padrão para as tomadas

Quanto à altura, existe uma recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e normalizada pela NBR 5410 em que:

a) Tomadas BAIXAS – Altura de 30 centímetros do piso acabado.

b) Tomadas MÉDIAS e Interruptores – Altura de 1.20 até 1.30 mts do piso acabado.

c) Tomadas ALTAS – Altura de 2.0 mts até 2.25 mts do piso acabado. Lembre-se que todas as caixas devem ficar sempre na mesma altura em todos os demais cômodos da casa. Se necessário utilize também a conhecida MANGUEIRA DE NÍVEL, muito usada pelos pedreiros para nivelamento geral.

Veja na foto a seguir, que se toma por base para medir a altura, o EIXO (centro) da caixa para uma perfeita colocação das mesmas.

EIXO (centro) da caixa
Espero que atenda a sua solicitação. Um Abraço Prof. Cosme

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: R/DV/RS