Caixa de Gordura: Como Limpar ou Desentupir

Escrito por

 

Atualmente, por lei, todas as habitações tem de ter uma caixa de gordura.

Este dispositivo fica localizado entre o cano que chega da pia da cozinha e a fossa ou rede coletora de esgoto, separando as gorduras da água usada na limpeza dos utensílios da cozinha.

Sua estrutura evita que as gorduras vindas da pia se instalem na tubulação, causando a obstrução destes canos por acúmulo de materiais gordurosos e entupindo a fossa ou mesmo a rede de esgoto da rua.

É bom lembrar que as gorduras são isolantes e acumulativas, podendo trazer grandes aborrecimentos e fazer muito mal ao meio ambiente!

Problemas Causados pelo Entupimento da Caixa de Gordura

  • Mau cheiro
  • O vazamento da pia fica muito lento e demorado
  • Transbordamento da caixa de gordura pela tampa
  • Promover a reprodução e infestação de baratas e outros insetos
  • Entupimento dos canos que estão conectados antes e depois da caixa de gordura

Como Funciona a Caixa de Gordura

A água da pia e as gorduras vão juntas para a caixa de gordura. Chegando lá, como a gordura é mais leve, ela flutua, e a água fica embaixo.

esquema-caixa-de-gordura-dboro

Nesta caixa existe uma parede separadora aproximadamente no meio, com uma passagem (abertura) embaixo por onde flui a água que segue para a tubulação de esgoto.

Como consequência a gordura fica flutuando presa pela parede e não consegue escapar junto com a água.

Tipos de Limpeza da Caixa de Gordura

  • Manualmente, retirando todo o material com a mão ou concha
  • Contratando uma empresa que limpa fossas
  • Através de microorganismos (enzimas, etc)

O mais simples e mais recomendado é a limpeza manual.

Basta retirar a tampa da caixa de gordura, coletar o material amarelado e sólido (tipo manteiga) com um saco plástico e colocar no lixo comum.

Uma vez que só sobra líquido dentro da caixa, a limpeza está feita.

Existem, ainda, muitas empresas especializadas nesse tipo de serviço. Elas são especialmente requisitadas quando se trata de limpeza de caixas de gordura de prédios.

Elas se utilizam de ferramentas e produtos químicos especiais, próprios para esse fim.

Já a limpeza com enzimas é realizada por meio de compostos biológicos capazes de degradar gorduras animal, vegetal e óleos. Sua vantagem é que é ecologicamente correta e atóxica.Este método é excelente para manutenção, não sendo o mais indicado para o desentupimento da caixa de gordura.

 

Não use água quente ou soda cáustica: esses procedimentos poderão diluir a gordura, que vai escapar junto com a água e endurecer novamente mais adiante dentro do cano que leva para a fossa, ou na própria fossa.