PRESSÃO da ÁGUA e ENCANAMENTO. Como aumentar?

Escrito por

ão1°- Contratei um encanador para fazer um serviço em casa, mas veja o que aconteceu:

A caixa d’água fica na laje a uma distância de mais ou menos 30 metros da cozinha, foi utilizado cano de ¾, mas quando chegou a pia da cozinha a água ficou fraca (este cano atende também o lavatório do banheiro).

Pergunto, se eu trocar o cano para uma medida maior, será que resolve?

2° – A caixa d’água que está ligada ao cano é de 500litros e ao lado dela fica uma de 1500litros, ajudaria se mudasse o cano para esta caixa de maior capacidade?

3°- Como posso converter uma pressão de 14 a 82 m.c.a (entre 1,4 a 8,2 bar) em litros de água por minuto ou por hora.

Resposta: 1°

Caro amigo, com certeza a sua tubulação não foi dimensionada corretamente, pois este problema ao qual você relatou é típico de instalações mal dimensionadas por profissionais que insistem em não adquirir o conhecimento técnico necessário.

O tubo de diâmetro ¾” é mais que suficiente para alimentar um chuveiro e uma torneira, mas o que observo pelo seu relato é que não houve a distância mínima de altura entre o nível mais baixo do reservatório e o ponto de consumo (saída da torneira e chuveiro), pois quando esta altura mínima não é respeitada você tem um problema da pressão e vazão na instalação comprometendo assim o conforto no uso das instalações.

A altura mínima entre o nível mais baixo do reservatório e o ponto de abastecimento do chuveiro é de no mínimo 1 metro .

Como a distância do reservatório (caixa d’água) da sua casa até a torneira da cozinha é de 30 metros você pode aumentar um pouco esta altura devido aos desvios da tubulação que ocasionam uma perda de carga (perda de pressão devido aos desvios na tubulação), esta altura poderia ser de 1,5 a 2,0 metros por exemplo.

OBS: O que vai te fornecer uma pressão e vazão satisfatória não é só o diâmetro da tubulação e sim o dimensionamento correto como mencionei acima, neste caso você deve se possível elevar a altura do reservatório em relação à laje.

Resposta: 2°

Em relação à troca do reservatório de 500 litros para o de 1500 litros eu não aconselho fazer isso para tentar solucionar o problema, pois, não irá resolver, mesmo que o reservatório tenha uma capacidade maior ele ainda vai estar com altura não ideal em relação ao ponto de utilização (chuveiro e torneira).

É claro que um reservatório de 1500 litros exerce uma pressão maior do que um reservatório de 500 litros, mas como eu disse se o reservatório estiver baixo, a diferença será imperceptível.

Observe a figura explicativa

pressão da agua

pressão da agua

O reservatório inferior da situação 2 está mais cheio em uma mesma unidade de tempo porque o nível do reservatório superior da situação está mais alto em relação ao ponto de consumo.

Quando o reservatório está mais alto automaticamente você tem uma maior pressão, maior velocidade e maior vazão.

Resposta: 3° 

Primeiro vamos definir o que é pressão e o que é vazão:

Pressão ­ é a força exercida por um líquido em um determinado ponto.

Vazão ­ é o volume de determinado liquido que passa por um ponto em uma unidade de tempo.

Não é possível você converter a unidade de pressão para a unidade de vazão, pois são unidades que tratam de diferentes situações, é como se você quisesse converter as unidades de comprimento como, por exemplo, metro e centímetro para litros ou mililitros.

Porém se você quiser saber a vazão em uma instalação que tenha a pressão que você me informou, você tem opções, tais como:

- Utilizar um aparelho medidor de vazão, um hidrômetro

 aparelho medidor de vazão, um hidrômetro

- De forma manual, uma vasilha com capacidade definida onde você abre a torneira e marca um tempo específico para aquela vasilha encher, com certeza terá a vazão na unidade de tempo medido, por minuto ou por hora.

OBS: A pressão medida na unidade m.c.a (metro coluna d’água) é uma pressão amostral, ou seja, não é precisa, pois, não levam em consideração as perdas de carga da instalação através de conexões, como por exemplo, joelhos, tês e etc…

Para medir a pressão de forma exata da instalação é necessário usar um manômetro medidor de pressão .

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Fora do Eixo