Como Instalar Caixa d’Água de Fibra ou Polietileno

Escrito por

Você está planejando a compra e instalação de uma caixa d’água de fibra ou polietileno mas não sabe por onde começar? Na verdade, é fácil. Confira nossas dicas a seguir.

Escolhendo a Caixa d´Água do Tamanho Certo

Dimensionar o reservatório ideal para uma residência é muito simples. Normalmente cada morador consome, em média, 150 litros de água por dia.
Assim, para uma casa de 5 pessoas, cujo gasto seria de 750 litros de água, é interessante obter uma caixa d’água de mil litros.

Instalando a sua Caixa d´Água de Fibra ou Polietileno

A caixa d´água deve, fundamentalmente, ser instalada num local de fácil acesso e com boa ventilação. Isso é essencial para que sua inspeção e limpeza periódicas (a cada seis meses é o ideal).

O espaço mínimo ao redor da caixa deverá ser de 45 centímetros para as de até mil litros e de 60 centímetros quando o volume for superior a isso.

O assentamento deve ser realizado sobre uma superfície rígida, capaz de suportar o peso da caixa e da água. Também deve ser plana e livre de pedrinhas ou outros elementos que possam arranhá-la ou mesmo furar o reservatório.

Essa base deve ser maior do que o tamanho da caixa e ser feita preferencialmente de concreto. Não assente diretamente sobre o solo, muito menos enterre-a – seja parcial ou totalmente.
Terrenos arenosos também não são recomendados, pois as chuvas podem desnivelar a base.

Tubulação para a Caixa d´Água

Não se esqueça de determinar corretamente quais os pontos da caixa d´água que deverão ser furados para encaixar as tubulações de entrada, de saída, do extravasor (que evita o transbordamento) e de limpeza. Confira abaixo:

caixa d´agua

Para furar, utilize um serra-copo compatível com a flange que será utilizada. Também vale uma broca fina, desde que você faça vários furos sobre a circunferência pré-marcada, no diâmetro desejado. Nunca faça orifícios por baixo ou nas laterais da caixa.

As conexões e tubulações devem estar bem apertadas, não podendo se movimentar. Não force as tubulações para saber se estão bem encaixadas. Fixe-as, se necessário.
Tubulações para caixas d´água de 310 a 1.500 litros devem possuir 50 mm de diâmetro. As para caixas de 2 mil a 20 mil litros devem ser de 60 mm.

Dimensões e Pesos para Caixas em Fibra de Vidro

caixa dagua fibra

Dimensões e Pesos de Caixas d´Água em Polietileno

caixapolietileno

Vídeos: Instalação de Caixas d´Água

Fonte: Fortlev