Motor não liga ou não consegue partir

– Ligação errada dos fios

– Eixo empenado ou preso

– Platinado aberto

– Energia elétrica deficiente (queda de tensão ou ligação inadequada)

– Rotor arrastando na carcaça (caracol)

– Mancais ou rolamentos defeituosos ou sem lubrificação

– Motor em curto ou queimado

– Quando a motobomba estiver instalada de forma afogada ou seja, a água que a abastece chega por gravidade, e faltar água neste reservatório, se o acionamento do motor for por fluxostato, será necessário retirar todo o ar da tubulação de sucção. Caso este procedimento não for realizado, o ar impedirá a passagem da água pelo sensor de fluxo e, consequentemente, não acionará o motor.

Motobombas acionadas manualmente ou por contactoras também deverão ser submetidas ao procedimento acima. Neste caso, o motor chega a ligar mas não recalca água.

Bomba esta super aquecida

– A canalização de sucção e a bomba estão vazias ou com pouca água (perda da escorva)

– Eixos desalinhados (bombas mancalizadas)

– Rotor arrastando na carcaça

– Mancais ou rolamentos defeituosos

– Motor ou mancal com sentido de rotação invertido

– Altura de recalque maior do que aquela para a qual a bomba foi dimensionada

– Canalização de recalque entupida

 

Alto nível de ruído

– Eixo torto

– Rolamentos gastos

– Desbalanceamento

– Cavitação (formação de bolhas de ar na sucção)

Mancal com corpo super aquecido

Rolamentos com falta ou excesso de lubrificação;

– Lubrificante inadequado ou com excesso de uso;

– Eixo torto ou desalinhado;

– Rolamentos montados com excesso de pressão (interferência);

– Rotação de uso acima da especificada em projeto.

Motor super aquecido, com alta amperagem

– Bomba trabalhando com excesso de vazão

– Bomba trabalhando fora da faixa de operação

– Bitolas dos fios de instalação do motor com diâmetro inferior ao indicado pela NBR 5410

– Energia elétrica deficiente (queda de tensão ou ligação inadequada)

– Falta de lubrificação ou defeito dos rolamentos e mancais

– Rotor preso ou raspando na carcaça

– Ventilação do motor bloqueada ou insuficiente

– Gaxeta muito apertada

– Eixos desalinhados ou empenados

– Viscosidade ou peso específico do líquido diferente do indicado.

 

fonte: schneider